Polícia

[Vídeo] Uso de aplicativo ajuda 3º BPM no combate a criminalidade na região Agreste de AL

População pode baixar o App 190 gratuitamente e usar em seus smartphones

Por Paulo Marcello e Jânio Barbosa 21/06/2018 14h02
[Vídeo] Uso de aplicativo ajuda 3º BPM no combate a criminalidade na região Agreste de AL
Subcomandante Capitão PM Felizardo destaca uso do App 190 - Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

O 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), sediado em Arapiraca, tem conseguido agir cada vez com mais eficiência nas ações de combate aos delitos de toda natureza, desde que foi implantado o Aplicativo (App) 190, que permite à população denunciar crimes com o uso do celular, de forma segura e discreta.

O Aplicativo 190 foi lançado em Abril deste ano e está sendo testado exclusivamente na área de abrangência do 3º BPM, em Arapiraca e mais 14 cidades da região Agreste. Para ter acesso a esta ferramenta, a população precisa apenas baixar o App 190 (gratuitamente) numa loja virtual (Google Store ou Play Store) e usá-lo pelo sistema operacional Android ou IOS.

Em entrevista ao repórter Jânio Barbosa do Portal 7Segundos, o subcomandante do 3º BPM, capitão PM Luciano Felizardo, disse que o aplicativo é uma forma de aproximar a população da polícia através do celular. Ele explicou que caso qualquer cidadão esteja numa situação de risco, ele poderá fazer a denúncia sem que tenha que falar, nem mesmo o lugar aonde está, uma vez que a polícia poderá rastrear o telefone por GPS.

App 190

O capitão Felizardo disse que o aplicativo é muito fácil de ser utilizado. Ele destaca que a partir do momento em que o cidadão envia informações ao sistema, a própria pessoa recebe a confirmação de que a polícia já está sabendo do problema dela e que vai ser resolvido no menor tempo possível. Em pouco mais de dois meses de lançamento, o App 190 está sendo muito bem aceito pela população arapiraquense e da região.

“A aceitação da população tem sido muito boa. O pessoal vem baixando o aplicativo em seus smartphones e a gente solicita que a população continue fazendo o download e utilizando o app, porque esta é uma maneira bem eficaz de combater o crime com segurança, impedindo trotes e já lhe dando uma resposta imediata, inclusive a própria localização é compartilhada junto ao Copom e isso já dá mais segurança porque o cidadão já sabe que está sendo localizado naquele momento pelo GPS”, disse o subcomandante.

Destacou ainda que a iniciativa do uso deste aplicativo é pioneiro no 3º BPM. O militar explicou que Arapiraca foi escolhida para implantar esta ferramenta pela dimensão do Batalhão, pela sua posição geográfica, pela importância que tem dentro do Estado, na região do Agreste. Este é um programa piloto e que em breve será expandido para todo Estado.

Trotes

O que ainda atrapalha o trabalho da Polícia Militar, de acordo com o capitão Felizardo, é o grande número de trotes recebidos pelas forças policiais ou de resgate, como Corpo de Bombeiros (CB), que prejudica a própria população quando precisa deste serviço e que as viaturas podem estar numa ocorrência que não existe, por conta de uma brincadeira de mal gosto de algumas pessoas.

O subcomandante fez ainda questão de informar que desde a última semana, o Batalhão recebeu o etilômetro (que estava em reparos) para que os agentes policiais, durante as abordagens, possam medir o teor alcóolico dos motoristas, independente da operação Lei Seca que ocorre de forma periódica em toda a Região.