Bacia Leiteira

Renan Filho garante que vai inaugurar adutora de Jaramataia ainda este ano

Anúncio foi feito nesta quarta-feira (20) durante comemoração dos 56 anos da cidade

Por Paulo Marcello com Agência Alagoas 20/06/2018 15h03
Renan Filho garante que vai inaugurar adutora de Jaramataia ainda este ano
Renan Filho anuncia início das obras para adutora de Jaramataia - Foto: Agência Alagoas

Nesta quarta-feira (20) o governador Renan Filho (MDB) assinou a ordem de serviço para as obras de instalação da nova adutora que vai beneficiar a cidade de Jaramataia, na região da Bacia Leiteira. A cidade recebeu a notícia no dia em que está completando 56 anos de Emancipação Política.

De acordo com o governo, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai investir mais de R$ 2,2 milhões na instalação deste sistema que levará água a cerca de quatro mil moradores. O governador garantiu que a obra ficará pronta em seis meses.

Renan disse, durante a assinatura da ordem de serviço, que atualmente a Casal e o Governo de Alagoas têm recursos para fazer investimentos, num Estado que no passado não tinha dinheiro para nada.

"Trata-se de um obra histórica para Jaramataia, que resolverá de uma vez por todas o problema de abastecimento de água no município. Avançamos com o Canal do Sertão e com a Adutora da Bacia Leiteira; já entregamos a Adutora do Alto Sertão e nos próximos dias vamos inaugurar a obra de abastecimento de água da cidade de Inhapi; faremos o mesmo em Senador Rui Palmeira e em Carneiros. Em Batalha, estamos concluindo dois sistemas de abastecimento de água importantes para os distritos da Manteiga e Timbaúba", destacou.

Na oportunidade, o governador parabenizou a administração do prefeito Jeferson Barreto (PSB) pela celeridade e eficiência com que o município aprontou o projeto para execução da obra desta adutora.

"É de fato um sonho que se concretiza hoje. Trata-se de uma espera de 37 anos e esse dia chegou. Não tenho palavras para descrever tamanha alegria: seremos eternamente gratos. A data de hoje será comemorada como o nascimento de um filho", disse o prefeito de Jaramataia.

A nova adutora vai sair de Batalha e terá 17 mil metros de extensão e diâmetro de 150mm. A tubulação será implantada no acostamento da rodovia AL-220. Dessa forma não necessitará passar por dentro das propriedades rurais, o que deve facilitar, no futuro, a realização de manutenções.

A adutora, em PVC Defofo, terá vazão de 30 metros cúbicos por hora. Para que chegue até a cidade, o líquido que sairá do centro de reservação em Batalha vai passar por uma estação elevatória, que fará o bombeamento.

Outras obras

Ainda durante a solenidade, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu a entrega de uma ambulância ao município de Jaramataia. As chaves foram repassadas simbolicamente pelo governador ao prefeito. O veículo integra o lote de 130 ambulâncias que estão sendo distribuídas aos municípios alagoanos para fazerem o transporte de pacientes entre as unidades de saúde.

Durante seu discurso, Renan Filho anunciou que Jaramataia será beneficiado com as obras do Programa Pró-Estrada, que após pavimentar os acessos ao município vai, agora, asfaltar vias urbanas dentro da cidade.