Justiça

Prefeito de Teotônio Vilela pede investigação sobre falta de atendimento à gestante

Na última segunda (18), um bebê nasceu morto após dias procurando atendimento pelo SUS

Por 7 Segundos 20/06/2018 09h09
Prefeito de Teotônio Vilela pede investigação sobre falta de atendimento à gestante
Pai revoltado pela morte do bebê desabafa nas redes sociais - Foto: Página pessoal

O prefeito de Teotônio Vilela, João José Pereira Filho (PSDB), publicou em suas redes sociais um pronunciamento sobre o caso trágico ocorrido com uma família da cidade. Segundo o pai da criança, a gestante Maria Quitéria de Oliveira Moreira, de 42 anos, procurou atendimento em quatro hospitais públicos de Alagoas com contrações. Quando o parto foi realizado, na madrugada desta terça-feira (19), a criança já estava sem vida. 

Na nota, Joãozinho defende ele e sua esposa, secretária de Saúde do município, sobre a culpa pela morte do bebê. Segue na íntegra a nota do prefeito:

Hoje parei um pouco e pensei, de que é feito o ser humano? Muitos podem responder, de carne e osso! Mas nós seres humanos somos feitos de uma explosão de sentimentos. Por isso que escrevi a vocês sobre o fato ocorrido com uma gestante de nossa cidade, em 3 linhas de sentimentos. Como Gestor, Pai e Observador do Mundo Digital.

COMO GESTOR, desde de cedo que estamos tomando as medidas necessárias para abertura de inquérito administrativo, para apuração dos detalhes e punir administrativamente os envolvidos, pois nosso município tem 2.500 funcionários públicos, que lutam no dia a dia, para servir da melhor maneira possível toda nossa população, em diversas áreas. É impossível eu estar em todos os setores, fiscalizando 24 horas a todos. Fazer saúde não é fácil, a responsabilidade é muito grande. 

Além de Prefeito, tive a coragem de colocar minha esposa como Secretária de Saúde, por acreditar em seu potencial, dedicação, sensibilidade e amor ao próximo. Izabelle não está pra brincar, ou ocupar um cargo por vaidade ou pra fazer mal algum a nossa população. Vejo sua luta diária, pra alinhar a equipe, são cursos, capacitações e ajustes para organizar cada setor. Deixamos muitas vezes de estar em família, pra dedicar nosso tempo a um projeto diferenciado, de fazer saúde de qualidade. Nem eu e nem minha esposa Izabelle teremos o peso na consciência da morte deste bebê. Pois temos a consciência tranquila, que fazemos o máximo para salvar vidas, e que casos como este possam ser evitados, pois existe uma equipe responsável para lidar com Urgências e Emergências no Hospital.

COMO PAI, deixo aqui meus sinceros sentimentos de pesar, nenhuma explicação minha irar suprir a ausência de um filho tão desejado. Infelizmente a vida tem o seu caminho e nem sempre acontece exatamente como desejamos. Na vida tudo tem seu propósito e é possível que mais na frente, entenda tudo isso que aconteceu. Peço a Deus que ilumine e abençoe esta família, neste momento tão difícil de dor e exposição social. Que ela esteja em paz ao lado do Senhor.

COMO OBSERVADOR DO MUNDO DIGITAL, fico me perguntado, se existisse redes sociais ou grupos de WhatApp nos anos de 1998 a 2001? Quando nossa cidade tinha o título de cidade onde mais morria criança no Brasil. Foi até matéria de Fantástico! Imaginem como seriam feitos estes vídeos e fotos naquela época... Será que estamos preparados a tamanha exposição de nossas vidas em redes sociais ? Acredito e penso que tudo tem limite e existem órgãos competentes para qualquer cidadão buscar seus direitos. Finalizo agradecendo a Deus, por ter me dado a oportunidade, como Prefeito, de salvar muitas crianças, que eram conhecidas como anjinhos, que morriam por pleno descaso do Poder Público daquela época, esta culpa eu não carrego!!! Pois a população de nossa cidade sabe muito bem nossa história. Transformamos nossa cidade e reduzimos os altos índices de mortalidade infantil, pois este é o nosso verdadeiro propósito, salvar e cuidar de nossas crianças, pra isso que cheguei em Teotônio Vilela! Obrigado e estarei atento a apuração do ocorrido.