Cidades

102 municípios apresentam experiências de erradicação do trabalho infantil

Por Agência Alagoas e 7Segundos 19/06/2018 19h07
102 municípios apresentam experiências de erradicação do trabalho infantil
Encontro sobre erradicação do trabalho infantil - Foto: Reprodução

Em mais uma ação de enfrentamento ao trabalho infantil, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) promoveu, nesta terça-feira (19), o I Encontro de Experiências Exitosas sobre as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que contou com a presença dos 102 municípios alagoanos, entre eles cinco que socializaram suas experiências.

Coordenadores municipais que recebem recursos para as ações estratégicas do Peti das cidades de Olivença, São José da Tapera , Penedo, Arapiraca e Maceió foram escolhidos para representar as suas regiões, no evento.

Em São José da Tapera, o trabalho foi feito em parceria com os feirantes e carroceiros que trabalham na feira livre de cidade. A coordenadora municipal das ações do Peti, Eliny Santos, explica que antes de retirar essas crianças da situação de trabalho infantil, ações de sensibilização foram feitas.

“Antes de tudo, os pais precisam se sensibilizar e compreender os riscos que estas crianças sofrem ao serem expostas desta maneira. Pensando nisso, fizemos abordagens sociais e assinamos um termo de compromisso com os feirantes para que elas (crianças) não trabalhem mais na feira livre”, explicou.

A gerente de Proteção Social Especial, Deirise Salgado, afirma que Alagoas vem se destacando nível nacionalmente nas experiências dos municípios que executam um trabalho de conscientização quanto às consequências do trabalho na vida de crianças e adolescentes.

“Nós, como Estado, repassamos as informações, mas eles, que estão na ponta, diretamente com o usuário, estão de parabéns, pois trabalham com toda a garra que devem ter. O maior desafio é trabalhar a interioridade e mudança de pensamento da população. E os nossos municípios estão conseguindo cumprir este papel”, disse Deirise Salgado.