Educação

Creches municipais seguem sem fornecimento de gás para merenda escolar

Situação segue desde o fim da greve dos caminhoneiros

Por 7 Segundos 18/06/2018 10h10
Creches municipais seguem sem fornecimento de gás para merenda escolar
Centro de Educação Infantil Maria Bergmann, no bairro Baixa Grande - Foto: Jânio Barbosa/7 Segundos

A crise de desabastecimento continua afetando creches e escolas municipais de Arapiraca. Após greve dos caminhoneiros, o fornecimento de gás de cozinha para a rede municipal de ensino ficou prejudicada. Há semanas que algumas creches suspenderam as aulas pela impossibilidade de oferta da merenda.

Em 08 de junho deste ano, o 7 Segundos publicou matéria sobre a situação, que já se estendia por dias. A Prefeitura de Arapiraca informou que a empresa que fornecia os botijões teve o contrato rescindido, porque alegou não ter meios para continuar o fornecimento, mesmo após o fim da greve. Uma nova licitação estaria sendo feita e o processo poderia durar até 15 dias.

Dez dias depois, o abastecimento de gás nas escolas ainda não foi totalmente resolvido, e os estoques que existiam estão se esvaziando. A Prefeitura foi ouvida novamente, e, segundo informação da ouvidoria, o fornecimento já foi reestabelecido. Não foi informada a data em que os botijões foram entregues.

0 7 Segundos ouviu algumas mães que têm filhos matriculados em creches municipais, nesta segunda (18), e as mesmas informaram que a situação não foi resolvida. Para não deixar as crianças tanto tempo sem aulas, alguns decidiram liberar os alunos no horário de almoço.

“Uma semana após a greve dos caminhoneiros, já ficou sem gás lá. A gente tem que pegar as crianças de 11h, e levar de 13h. Complica para quem trabalha. Os pais tentaram comprar, mas eles não aceitam, acho que não pode”, disse uma mãe de um estudante do Centro de Educação Infantil Maria Bergmann.

Em nota, a Prefeitura de Arapiraca explicou:

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Smede), informa que foi dado início, na última quinta-feira (14), o fornecimento de gás para as escolas da Rede Municipal Ensino.

Nestasegunda-feira (18), de acordo com a rota de entrega do transportador, pouco mais de 30 escolas estarão com seus botijões reabastecidos, e, desta forma, retornando as atividades normais das instituições de ensino.

Vale ressaltar que são 84 entregas, entre Escolas de Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantil de todo o município, e todas elas serão controladas em caráter emergencial para que não haja a paralisação.

Assim, de acordo com a previsão do fornecedor, ainda essa semana todas as unidades educativas municipais serão abastecidas, não havendo necessidade de paralisação.