Agreste

Vereadores de Arapiraca participam de evento organizado pelo TCE

O encontro foi promovido pela Escola de Contas Públicas do TCE.

Por Assessoria 15/06/2018 17h05
Vereadores de Arapiraca participam de evento organizado pelo TCE
Presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, participa com vereadores de evento organizado pela Escola de Contas Públicas do TCE - Foto: Assessoria

A presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Professora Graça (PDT), a vereadora Gilvania Barros (MDB) e Melquisedec de Oliveira (PRB), participaram na manhã desta sexta-feira (15), no auditório do Planetário, no Lago da Perucaba, de um encontro promovido pela Escola de Contas Públicas do TCE, que contou com a participação de dezenas de prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais de Alagoas.

O anfitrião foi o prefeito Rogério Teófilo (PSDB), que destacou a importância do evento para o aprimoramento das gestões públicas, colocando em primeiro lugar, a transparência com os recursos públicos.“Este encontro que reúne as mais expressivas autoridades na área tributária, nos enriquece e nos orienta no trato com a coisa pública”, disse o prefeito arapiraquense.

O evento que foi aberto pela presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), Rosa Albuquerque, teve como objetivo fortalecer a relação entre o Tribunal de Contas de Alagoas e os seus jurisdicionados, promovendo a informação e a troca de experiências entre técnicos e administradores de recursos públicos, reuniu gestores dos municípios integrantes do Grupo Regional IV, para a 5º edição do projeto “Escola de Contas conversando com o gestor”.
Para esta edição, o tema abordado foi  “Controle na Gestão”, e teve como público-alvo os prefeitos, presidentes de Câmaras, secretários, controladores internos e servidores municipais da região em foco.

O Grupo Regional IV, que tem como relator o Conselheiro Ouvidor Anselmo Brito, é composto pelos municípios de Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Craíbas, Dois Riachos, Girau do Ponciano, Jaramataia, Jacaré dos Homens, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olivença, Olho D’Água das Flores e Traipú.

Durante o seminário, a palavra de ordem foi “Controle nos Gastos Públicos”, onde um dos palestrantes, o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, abordou aspectos importantes de sua administração no controle total.

Falando com conhecimento de causa, o prefeito palmarino, em tom de brincadeira, classificou o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, como o carrasco, mas deixando claro, porém, que esta fiscalização com os gastos públicos feita pelo TCE, é de fundamental importância para que os gestores possam realizar uma boa administração, investindo os recursos em áreas consideradas importantes como saúde, educação e infraestrutura.
Durante várias vezes em sua explanação, o prefeito Júlio Cezar, fez questão de dizer que um dos modelos de gestão em administração pública, é a prefeita Pauline Pereira, de Campo Alegre e até sugeriu a alguns de seus colegas prefeitos, que façam a uma visita a cidade e conheçam o trabalho da prefeita de Teotônio Vilela.

Houve uma mesa redonda, onde os palestrantes responderam a vários questionamentos dos participantes.
Tirando dúvidas dos gestores, o diretor-geral da Escola de Contas Públicas, Otávio Lessa de Geraldo Santos, fez uma ampla explanação sobre a atuação do órgão, afirmando que ele trabalha em parceria com os gestores, cujo objetivo é manter a transparência das gestões públicas, conforme preconiza a própria Constituição Federal de 1988.

O encerramento, teve a apresentação da representante do Ministério Público de Contas, Rosa Maria Barros Tenório, que falou sobre a Lei de Acesso à Informação  e Transparência.   

Além de Júlio Cezar, participaram como palestrantes o auditor federal da Controladoria Geral da União (CGU) Wendell Carneiro, o procurador geral do Ministério Público de Contas Ênio Andrade, os diretores da Escola de Contas Públicas Daniel Bernardes, Orlando de Araújo Castro, a assessora técnica do Ministério Público de Contas Rosa Maria Barros Tenório e o assessor jurídico Anaxímenes Fernandes.
Outras autoridades também presentes ao evento, o  prefeito de Arapiraca Rogério Teófilo, Belo Monte Claudeval Santana, Girau do Ponciano David Barros, Jaramataia Jeferson Barreto, Lagoa da Canoa Tainá Corrêa, Major Isidoro Maria Santana, Minador do Negrão Gleyson Cardoso, Olivença José Arnaldo, Craíbas Ediel Leite e Traipu Silvino Cavalcante, presidentes de câmeras, secretários municipais e demais autoridades e servidores dos Legislativos.