Saúde

Governo prorroga prazo de vacinação contra gripe até 15 de junho

Sesau alerta para baixa procura pela vacina contra Influenza

Por Agência Alagoas 07/06/2018 07h07
Governo prorroga prazo de vacinação contra gripe até 15 de junho
Campanha contra a gripe - Foto: Reprodução

Faltam nove dias para a campanha de vacinação contra a influenza acabar, mas, apesar do pouco tempo, 114.796 pessoas dos grupos prioritários ainda não compareceram aos postos de saúde em Alagoas. Desde o início da campanha, foram imunizadas 566.006 mil pessoas, o que corresponde a 83,07% do público-alvo. O índice está abaixo do esperado, uma vez que a meta era vacinar 90% dos alagoanos antes da prorrogação do prazo, que era dia 1º de junho. Entre os grupos eleitos como prioritários, o que registram menores coberturas são as das crianças e das gestantes, que têm taxas de 70,38% e 76,97%, respectivamente.

De acordo com Mardjane Nunes, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a cobertura da vacina em Alagoas está heterogênea. Dos 102 municípios alagoanos, 43 já atingiram a meta dos 90%, enquanto os demais estão abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). Mesmo com a campanha encerrando no dia 15 deste mês, a vacina vai continuar disponível nas unidades de saúde do Estado até que se consiga atingir, de fato, todo o público-alvo.

A lista inclui idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, puérperas – mulheres com até 45 dias após o parto –, profissionais da área da saúde, do sistema prisional e professores, população privada de liberdade, indígenas e portadores de doenças crônicas.