Arapiraca

Vereador Moisés Machado diz que agentes de saúde estão sendo injustiçados

Greve da categoria pode ser deflagrada caso impasse não seja resolvido

Por Paulo Marcello 06/06/2018 06h06
Vereador Moisés Machado diz que agentes de saúde estão sendo injustiçados
Moisés diz que agentes são postos de lado pela administração - Foto: Josival Meneses/7Segundos

O vereador Moises Machado (PDT) lamentou, na noite desta terça-feira (5) na Câmara Municipal, a falta de acordo entre a prefeitura e os agentes de Saúde e de Endemias que estão bem próximos de decretar uma greve por tempo indeterminado.

O parlamentar conversou com exclusividade com a reportagem do portal 7Segundos e criticou a lentidão da prefeitura em tentar resolver o impasse.

Representantes da categoria fizeram, na manhã desta terça-feira, uma paralisação de advertência após inúmeras tentativas de negociação com o chefe do poder Executivo, sem sucesso.

Moisés lembrou que o movimento paredista é a ultima alternativa de uma categoria quando as reivindicações não são atendidas e que no caso de Arapiraca não foi possível nem abrir a mesa de negociações com o prefeito Rogério Teófilo (PSDB).

“A prefeitura sequer abriu o canal de negociações com a categoria. Apenas no dia de hoje, quando houve a paralisação de advertência, foi que o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Lenine Pereira, recebeu representantes dos agentes para conversar. O pior, é que os serviços dos agentes já estão prejudicados, porque faltam até material de trabalho, como caneta, papel, bolsas e outros itens”, disse o vereador.

Falta tudo

Moisés Machado disse ainda que até o fardamento está em falta e que mesmo com a advertência dos agentes municipais, não houve acordo para tentar evitar que todo o sistema fique paralisado, penalisando a população arapiraquense. O parlamentar informou que o sindicato da categoria decidiu dar uma trégua temporária, quando a prefeitura vai marcar uma nova reunião para apresentar uma contraproposta, inclusive sobre o reajuste de salário que não ocorre desde 2014.

“A situação deveria ter sido resolvida antes desta mobilização de hoje. Só agora, quando os agentes resolveram promover o ato de advertência, é que a prefeitura criou uma Comissão de Negociação que ficará responsável em intermediar a pauta de reivindicações com o prefeito da cidade”, pontuou.

Segundo o presidente do Sindicato Metropolitano dos Agentes de Saúde e Endemias, Anselmo dos Santos, ficou agendada uma nova reunião para o próximo dia 14, tendo em vista que nesta data, de acordo com o secretário Lenine, a prefeitura terá uma definição dos estudos técnicos realizados, assim como a definição da reestruturação administrativa.