Trânsito

SMTT recolhe transporte clandestino e povoado fecha estradas em protesto

Por 7 Segundos 05/06/2018 11h11
SMTT recolhe transporte clandestino e povoado fecha estradas em protesto
Moradores do Sítio Fernandes em protesto por recolha de caminhonete - Foto: Josival Meneses/7 Segundos

A decisão da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), de Arapiraca, de recolher um veículo de transporte “irregular” incomodou bastante os moradores do Sítio Fernandes e de outras comunidades próximas. O seu Nelson, como é conhecido, fazia o transporte de passageiros na região há cerca de 40 anos.

Na manhã desta terça (5), os moradores incomodados fecharam uma das principais estradas do povoado, e impediram ônibus de transitar por ali, secando inclusive os pneus de um dos veículos da Real Arapiraca. Uma viatura da Polícia Militar esteve no local para garantir a segurança. Antônio Faustino Sobrinho, conhecido como “99”, explicou os motivos do protesto: “Nós estamos aqui com respeito. O que nós queremos aqui é que o Seu Nelson continue trabalhando. Estamos unidos, ele é uma pessoa que merece nosso apoio”.

José Ezequiel de Farias, morador da comunidade, contou o porquê que o povoado gosta tanto do trabalho do motorista: “Nós não temos benefício nenhum aqui, só a caminhonete dele. Porque quando você compra um sofá em Arapiraca, a loja não vem trazer. Tem que alugar um carro. Então, ele leva, o que for necessário ele leva. Se você compra a sua feira, no ônibus, dependendo do volume, eles cobram outra passagem. O Nelson leva o volume que for, de graça, nunca cobrou ninguém. Leva passageiro até fiado. Ele é um pai de família, não tem outro recurso pra trabalhar, só aquela caminhonete. Já tem 73 anos, não pode mais trabalhar de outra coisa”.

O senhor Nelson, protagonista do conflito, não foi encontrado pelo 7 Segundos, pois estava tentando solucionar a documentação em questão no momento da nossa reportagem. A SMTT emitiu nota explicando os motivos de recolhimento do veículo:

“O transporte irregular de passageiros é proibido por lei desde 1997. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) tem alertado e fiscalizado sobre essa situação. O veículo foi apreendido de acordo com o Art. 231, VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que institui e estabelece a remoção do veículo irregular e que não oferece segurança aos passageiros. Segundo o gerente de Transportes da SMTT, Ailton Pereira, o veículo só será liberado medida da regularização e o pagamento das taxas devidas e impostas pelo próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”.