Educação

Ifal Santana conquista prêmio no maior evento de marketing do Nordeste

Iniciativa pioneira promete revolucionar a agropecuária no semiárido

Por Assessoria 05/06/2018 10h10
Ifal Santana conquista prêmio no maior evento de marketing do Nordeste
Estudantes posam pra fotos no primeiro dia de aula após à conquista no Trakto Show - Foto: Assessoria

Quem encontra Ingrid Pereira, Ericka Cristina e Rafael Prudente, transitando pelas ruas dificilmente terá noção da importância do trabalho desenvolvido por esses jovens alunos do Ifal Campus Santana do Ipanema para o desenvolvimento da agropecuária local. À primeira vista, a expressão de leveza, típica da adolescência, não deixa transparecer a incrível responsabilidade que os alunos tiveram, ao desenvolverem o projeto "Efficient Water", que traz novas perspectivas para a melhor produtividade agrícola em regiões de clima semiárido. 

O projeto

Ela aparece nas fraldas descartáveis, nos produtos de higiene, nas esponjas cirúrgicas e até em alguns combustíveis: o poliacrilato de sódio, uma fórmula química superabsorvente, foi o pontapé inicial para a criação do projeto dos grupo de alunos do Campus Santana. Sabe aquela técnica científica que permite a superabsorvição das fraldas descartáveis dos bebês, que criam uma camada que impede a passagem do xixi? Ela vem da substância química em questão. O projeto "Efficient Water" propõe a criação de  uma cápsula de poliacrilato de sódio, capaz de melhorar a perfomance da umidade do solo em regiões de clima semiárido, como a do sertão alagoano. O composto químico tem a capacidade de absorver água em uma proporção entre 200 a 300 vezes o valor de sua massa e não prejudica o desenvolvimento das plantas tampouco do solo. As cápsulas, nesse caso, retêm a água numa proporção gigantesca e a libera lentamente sobre o solo, garantindo a umidade essencial para o desenvolvimento das lavouras. O processo, além de eficiente, passa a ser simples, prático e barato.

A iniciativa inovadora foi apresentada na primeira edição do AVANT IF Agro, ocorrida em abril, no Campus Santana do Ipanema, quando o grupo de alunos conquistou o segundo lugar na categoria "tecnológica". Ali a ideia começava a sair do papel  para despontar como uma ferramenta decisiva no mercado agro. Mentor da equipe na competição, o professor Fábio Sales, do Campus Santana da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), se juntou ao time para desenvolver o projeto, que com a conquista recebeu o convite para apresentação do pitch no Trakto mkt Show 2018, o maior encontro sobre empreendedorismo e marketing do Nordeste.