Saúde

Negociação com prefeitura não avança e agentes vão cruzar os braços nesta terça-feira

Presidente do sindicato lamenta falta de diálogo com prefeito Rogério Teófilo (PSDB)

Por Paulo Marcello 04/06/2018 14h02
Negociação com prefeitura não avança e agentes vão cruzar os braços nesta terça-feira
Secretária não apresenta proposta e movimento fará advertência - Foto: Cortesia

Em menos de 15 dias após ter assumido a secretaria municipal de saúde de Arapiraca, a advogada Karine Alécio Lima, que substituiu a assistente social Aurélia Fernandes, que retornou ao cargo de vereadora, vai encarar o primeiro embaraço de sua gestão. É que o sindicato Metropolitano dos Agentes de Endemias e de Saúde confirmou que a categoria fará uma paralisação de advertência, a partir desta terça-feira (5).

Havia uma última chance para que a paralisação fosse evitada, mas não houve acordo durante a reunião que ocorreu na manhã desta segunda-feira (4), no Centro Administrativo. Segundo o presidente do sindicato, Anselmo dos Santos, a nova secretária não apresentou nenhuma proposta para os agentes e a mesa de negociações não avançou, culminando com a decretação desta paralisação.

“Se o prefeito não nos atender faremos uma assembleia com indicativo de greve”, garantiu Anselmo.

O sindicalista revelou que os agentes estão passando por dificuldades financeiras, ao longo dos últimos meses, com perdas salariais. A categoria cobra o pagamento de incentivo adicional e o repasse do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que é feito uma vez por ano com acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes que estão em campo.

Anselmo acha desrespeitosa a atitude do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) que não deu nenhuma resposta aos pedidos de reunião para discutir a pauta de reivindicações dos agentes de Saúde e de Endemias. Entre os temas em pauta estão o reajuste salarial, aplicação da Lei Federal 13.595/2018 que estabelece novo regime jurídico e reformula a atividade dos agentes comunitários e agentes de endemias, bem como a implantação do Plano de Cargos e Carreira dos Servidores (PCCS), entre outros.

O primeiro ato grevista vai ocorrer, conforme anunciado nas redes sociais, no salão de entrada do Centro Administrativo de Arapiraca, na manhã desta terça-feira. “A única coisa que ela (secretária) se comprometeu foi intermediar uma reunião com o prefeito para amanhã (terça) e também nos receber amanhã para apresentar a previsão de entrega do material de trabalho e fardamento. No mais disse que ia falar com o prefeito para ver o que pode ser apresentado para categoria no que se refere às nossas reivindicações”, disse.