Arapiraca

OAB/AL promove Conferência Estadual da Jovem Advocacia em Arapiraca

Presença de nomes que são referência no cenário jurídico estadual e nacional

Por Paulo Marcello com assessoria 04/06/2018 14h02
OAB/AL promove Conferência Estadual da Jovem Advocacia em Arapiraca
Presidente da OAB/AL, Fernanda Marinela - Foto: Assessoria

A partir da próxima quinta-feira (7) será realizado, em Arapiraca, a Conferência Estadual da Jovem Advocacia – Encontro dos Advogados do Agreste, o maior evento jurídico na área, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), Subseção Arapiraca, Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAA/AL) e Escola Superior de Advocacia (ESA).

O evento reunirá, nos dias 7 e 8 de junho, nomes que são referência no cenário jurídico estadual e nacional, com temas extremamente atuais. A Conferência Estadual da Jovem Advocacia – Encontro dos Advogados do Agreste acontecerá na Casablanca Festas e Eventos em Arapiraca. A presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, explica que a idealização do evento surgiu pela necessidade de seguir com a programação de atividades de capacitação visando à advocacia do interior do Estado.

“A Escola Superior de Advocacia tem uma vasta agenda pelo interior de Alagoas, sempre promovendo debates, palestras e cursos. Decidimos então que seria o momento de realizar algo ainda mais amplo. A Conferência deverá reunir a advocacia jovem, mas o convite é aberto a todos os advogados e advogadas da capital e do interior. Estaremos juntos durante dois dias promovendo discussões sobre temáticas do cotidiano, importantes para nossa atuação”, informou Fernanda Marinela, uma das palestrantes do evento.

A Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas vem trabalhando diariamente focando na qualidade de vida da advocacia, mas também promovendo e apoiando iniciativas que buscam a capacitação. O presidente Nivaldo Barbosa Junior afirma que este será um evento que ficará marcado para a advocacia do Agreste, principalmente num ano onde a Caixa comemora seus 40 anos.

“Arapiraca é a Subseção que mais abrange advogados do interior, um município que se desenvolveu ao longo dos anos e que tem destaque no estado. Com isso, a advocacia também cresceu na região e constatamos a necessidade dessa aproximação com a OAB Alagoas e Caixa. Isso já vem acontecendo ao longo dos últimos dois anos, com inovações e investimentos na infraestrutura, apoio incondicional às ações que são implantadas. Agora chegou o momento de estarmos mais uma vez juntos para debater assuntos atuais e convidamos a todos para participar dessa grande conferência que, com certeza, ficará marcada na história da Subseção. São 40 anos de existência da Caixa em Alagoas e para nós é uma honra iniciarmos essas celebrações em Arapiraca, cidade onde nasci, cresci e destino muito do trabalho em prol de toda a classe”, acrescentou Nivaldo Barbosa Junior.

Na Capital do Agreste, a Subseção é comandada pelo presidente Hector Martins que fala sobre esse momento para toda a advocacia.

“Serão dois dias de muito trabalho, discussões e temáticas importantes voltadas ao mundo jurídico. Assuntos que se somarão ao nosso cotidiano e ajudarão a fortalecer nossa instituição. Essa parceria OAB, Caixa e Subseção vem trazendo bons frutos para nossa classe e assim seguiremos, num trabalho que ficará registrado para todos, com avanços da nossa advocacia”, colocou.

PROGRAMAÇÃO

O evento terá início no dia 7 de junho, com a abertura oficial. A partir das 17h, será feito o credenciamento dos inscritos. A solenidade de abertura terá início às 18h30 com a presença de diretores da OAB Alagoas, Caixa de Assistência, Subseção, Conselheiros Federais e Seccionais, além de autoridades.

Às 19h30, Lara Selem ministrará a primeira palestra com o tema ‘Advocacia do Futuro’. Paulo Nicholas será o segundo palestrante da Conferência, encerrando a noite de abertura com a temática: ‘Sucesso com Direito’. Para fechar a noite, a programação ainda conta com uma festa que terá as atrações DJ Amauri e Banda Fuga.

O segundo dia de Conferência tem início às 8h30, com Leonardo Moraes abordando o tema ‘Direito Penal do Facebook’. A segunda palestra da manhã, marcada para às 09h10, será ministrada pela presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, com a temática ‘Ativismo Judicial e o Direito de Defesa’. Em seguida, às 09h50, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Nivaldo Barbosa Junior, será o palestrante com a temática ‘Passei na OAB, e Agora? Os Desafios de Início de Carreira para a Jovem Advocacia’. Às 10h40, o conselheiro federal por Alagoas e presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB Nacional, Everaldo Patriota, trabalhará o tema ‘Direitos Humanos e Democracia’. E para finalizar as palestras no período da manhã, às 11h20, tem André Godinho, com ‘CNJ em Defesa da Advocacia e da Cidadania’.

Após o intervalo para o almoço, as palestras serão iniciadas à tarde a partir das 14h, com Nestor Távora ministrando sobre ‘Foro por Prerrogativa de Função: o Atual Entendimento do STF’. O segundo tema da tarde será ‘A Advocacia Criminal após a Lava Jato’ com o advogado Bruno Barros. O vice-presidente da OAB Alagoas, Ednaldo Maiorano, será o terceiro palestrante da tarde, às 15h20, com o tema ‘Reforma Trabalhista: Modernização ou Retrocesso?’. Às 16h está programado o intervalo.

O retorno das palestras ocorre às 16h30, com Luciana Nepomuceno com a temática ‘Inovações na Propaganda Eleitoral -Eleições 2018’. A palestra de encerramento será ministrada, às 17h10, por Felipe Santa Cruz com o tema ‘Uma Avaliação do Poder Judiciário e os Desafios da Advocacia em Busca do seu Aprimoramento’. Para encerrar a Conferência Estadual da Jovem Advocacia – Encontro dos Advogados do Agreste muita música comandada por Anderson Barros e a Banda Mô Fio.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a Conferência Estadual da Jovem Advocacia estão abertas e podem ser feitas através do endereço eletrônico da Conferência (clique aqui)

O valor das inscrições é de R$ 70,00 para estudantes e R$ 140,00 para advogados e demais profissionais.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Escola Superior de Advocacia (82) 3023-7180.