Maceió

Sindapen denuncia que alimentos dos agentes estão sendo servidos com baratas

Refeições seriam preparadas pelos reeducandos, mas secretaria nega

Por Paulo Marcello com Sindapen 03/06/2018 09h09
Sindapen denuncia que alimentos dos agentes estão sendo servidos com baratas
Presídio Cyridião Durval, em Maceió - Foto: 7Segundos/Arquivo

Agentes da Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas denunciam a presença de baratas em alimentos fornecidos pelo Sistema Prisional do Estado. A denúncia, de acordo com o sindicato da categoria (Sindapen), é de que somente este ano já foram encontrados caramujos, larvas e até pedaços de vidro misturados aos alimentos fornecidos aos agentes plantonistas. O relatório aponta ainda que não existe local adequado para o armazenamento da comida.

O presidente do Sindapen, Kleyton Anderson, informou que os alimentos são preparados pelos reeducandos e que esse seria o motivo para a presença de insetos e/ou vidros nas refeições. Para ele, isso é culpa do descaso do governo com os agentes.

"Todos estão cansados do descaso do governo. Oferecer um alimento contaminado, ou ainda exposto a baratas, larvas, moscas e sujeiras é uma falta de respeito com o trabalhador. Para completar, nosso alimento é preparado por reeducandos, apesar de a secretaria negar”, disse.

Kleyton Anderson sugere que seja incorporado o auxílio-alimentação para os agentes penitenciários. O sindicalista acredita que seria justo, já que esse já é o procedimento adotado para as polícias militar e civil.

"Estamos reivindicando o auxílio alimentação, igualmente o fornecido à Polícia Militar e Polícia Civil, visto que o estado não tem como fazer comida para cinco mil pessoas, diariamente, em cada refeição", disse o presidente que fez questão de destacar que essa é uma reclamação antiga, ainda sem solução.