Direitos Humanos

Seminário sobre direitos da população LGBT é promovido em Arapiraca

Por 7Segundos 30/05/2018 12h12
Seminário sobre direitos da população LGBT é promovido em Arapiraca
Seminário "Respeite nossos direitos", em Arapiraca - Foto: Jânio Barbosa/7Segundos

A Casa da Cultura de Arapiraca foi palco, nesta quarta (30), de um seminário sobre os direitos das pessoas LGBT. O momento teve palestras sobre prevenção a doenças, LGBTfobia e Direitos Humanos.

 

José Sebastião, presidente da ONG SOHMOS, de Arapiraca, conversou com o 7Segundos sobre o cenário alagoano em relação às causas do movimento:

“A gente, enquanto movimento social LGBT, tem como primeiro passo ocupar espaços de direito. Um deles é o Conselho Estadual LGBT, e dentro deste coletivo, a gente debate políticas públicas relacionadas a todas as demandas, como saúde, segurança, educação, em universidades, escolas, repartições públicas, dentro do estado de Alagoas e dentro da cidade de Arapiraca.

Dos 102 municípios do estado, apenas Maceió tem o Conselho Municipal LGBT. Então já está na Câmara de Arapiraca, a gente já conversou com a Prefeitura, e já foi dado o pontapé inicial para a criação do Conselho LGBT de Arapiraca. Dentro deste coletivo a gente vai debater, com a sociedade, políticas públicas voltadas para a população LGBT. Uma delas é a questão do preconceito e da discriminação. Isso, inclusive, dentro do setor público. É no trabalho, é no atendimento à saúde.

Os índices dizem que todos os dias morre uma travesti. A cada dois dias, morre um gay assassinado. Existem ainda questões psicossociais, que é a questão do suicídio. Existem vários fatores que a gente precisa debater. Não queremos privilégios, queremos direitos iguais”.