Serviços

Tarifa da Casal terá reajuste de 5,88% a partir de 1º de julho

Por Assessoria e 7Segundos 30/05/2018 18h06
Tarifa da Casal terá reajuste de 5,88% a partir de 1º de julho
Casal - Foto: Reprodução/Internet

Os serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) serão reajustados em 5,88% a partir de 1º de julho deste ano. A autorização para o reajuste foi publicada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (30).

A medida levou em conta um estudo realizado pela Companhia e encaminhado à Arsal, que apontou elevação de custos operacionais e de investimentos nos últimos 12 meses.

Um dos insumos mais utilizados pela Casal e que mais sofreu reajuste foi a energia elétrica, que teve aumento de aproximadamente 25% de 2017 até agora. A empresa possui centenas de conjuntos motobombas em seus sistemas que são responsáveis por conduzir a água dos mananciais para as estações de tratamento e, destas, para as estações elevatórias, reservatórios e rede de distribuição.

Há ainda os conjuntos motobombas dos sistemas de esgotamento sanitário, que funcionam 24 horas por dia. Em todos eles, o consumo de energia elétrica é elevado. Os produtos químicos utilizados no tratamento da água, por sua vez, tiveram aumento médio de 7,92%.

O reajuste tarifário autorizado pela Arsal para os serviços da Companhia atende ao que estabelecem a Lei Nacional de Saneamento (11.445/2007) e o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que determina a publicação do aumento com pelo menos 30 dias de antecedência.

A medida passa a valer a partir do dia 1º de julho e terá validade de pelo menos 12 meses, ou seja, até junho de 2019. O reajuste contempla todas as categorias de consumidores da Casal – residenciais, comerciais, industriais e públicos.