Saúde

Vereadores de Sergipe teriam privilégios na obtenção de remédio e exames, diz presidente da AMA

Por 7Segundos 23/05/2018 13h01
Vereadores de Sergipe teriam privilégios na obtenção de remédio e exames, diz presidente da AMA
Exames - Foto: Reprodução/internet

O relato de dois vereadores da cidade de Japoatã, em Sergipe, deixou indignadas integrantes de uma reunião da Câmara Municipal do local. Na ocasião, os políticos afirmaram categoricamente que têm privilégios em relação a atendimento e obtenção de exames no sistema de Saúde municipal de Arapiraca.

Os legisladores citados são: José Luiz Vieira da Silva (PTN), conhecido como “Luiz da Autoescola”, e Manoel Pereira da Silva Filho (PSD), conhecido como “Manoel do Assentamento”. Em reunião na Câmara Municipal de Japoatã, para a abertura da Associação das Mulheres de Japoatã (SE). De modo descontraído, os vereadores informaram que tinham ótima relação de parceria com a Saúde de Arapiraca, que ligavam para alguém da gestão e no dia seguinte conseguiam exames de difícil agendamento, como ressonâncias magnéticas e tomografias.

A presidente da Associação das Mulheres de Arapiraca (AMA), Geórgia Rocha, estava presente como convidada especial, e ouviu os depoimentos. Giovanna Rocha, integrante da Associação das Mulheres de Aracaju estava também no momento, e relatou ao 7Segundos as informações ditas pelos vereadores na reunião:

“Eles começaram a conversar com a Geórgia, e relataram: ‘Nós temos um acesso muito bom na área da saúde [de Arapiraca], com ressonâncias, medicamentos, consultas, tomografia, biópsia...’.

Ela me relatou, e aí eu comecei a debater. Disse: ‘Como é que vocês têm um convênio, uma parceria por amizade, com um município de outro estado, sendo beneficiados pelo serviço público, na área da saúde? ’. Aí um deles respondeu: ‘Não quero saber quem é que paga, quero saber que eu consigo uma ressonância em dois dias’. Eles ligam num dia e conseguem no outro. Hoje (23), um deles disse que estava levando dois pacientes para o Hospital Chama para fazer ressonância. E que, de remédio, ele trazia de caixa fechada. Ele não sabia que a Geórgia era de Arapiraca. Debochou muito do pessoal de Alagoas.

A revolta da AMA, principalmente da presidente que estava no momento, é que vários exames foram suspensos pela Secretaria de Saúde de Arapiraca, em virtude de pedir cartão do SUS, cartão do posto de saúde, comprovante de residência, dependente no cartão... uma burocracia. Agora eu quero saber como um vereador de um município de um outro estado consegue a liberação tão rápido assim sem nenhuma documentação dessa? ”.

Um pequeno trecho do momento pôde ser gravado, confira:

 

A Associação das Mulheres de Arapiraca informou que se pronunciará oficialmente em breve, e que sua assessoria jurídica já toma as providências legais quanto ao assunto.

Os vereadores Manoel e José Luiz emitiram a seguinte nota:

Venho, através desta mostrar toda minha revolta com relação relação as informações passada pela Senhora Geórgia Rocha, presidente da (AMA), onde a mesma fez várias denúncias mentirosas e informações equivocadas, a mesma afirma várias coisas absurdas onde fala que o vereador Luiz e o Vereador Manoel tem acesso livre para marcação de exames no município de Arapiraca, nunca tive em nenhum órgão público do município de Arapiraca, nem mesmo para ser atendido quanto mais para marcar exames médicos, da mesma forma o vereador Manoel está indiguinado, onde o mesmo nunca fez marcação de exames naquele município, Geórgia também relatou outras informações inverídicas. Sabemos dos problemas que enfrentamos no dia a dia por falta de um bom na saúde pública do nosso país, e isso nos coloca na posição de ajudar e não de atrapalhar as pessoas que estão a muito tempo na fila esperando por uma cirurgia ou um exame médico. A sociedade de Arapiraca pode ficar tranquila porque nunca ouve nenhuma interferência dos vereadores na saúde pública do mesmo município, estamos aqui para prestar qualquer esclarecimento que seja de interesse do povo de Arapiraca. Espero que a presidente da associação das mulheres de Arapiraca (AMA) tenha prova de todas as mentiras que a mesma falou, pois os vereadores Luiz da Autoescola e o vereador Manoel, estará entrando com uma ação contra a mesma.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que desconhece este tipo de prática.