Polícia

Policiais militares de Arapiraca recebem curso ministrado por PM de São Paulo

Por 7Segundos 21/05/2018 12h12
Policiais militares de Arapiraca recebem curso ministrado por PM de São Paulo
Aula inaugural do I Curso de Conduta de Patrulha em Local de Alto Risco, em Arapiraca - Foto: Josival Meneses/7Segundos

O 3º Batalhão de Polícia Militar de Alagoas deu abertura, na manhã desta segunda (21), ao I Curso de Conduta de Patrulha em Local de Alto Risco, no auditório do órgão. Policiais militares do estado de São Paulo foram convidados a ministrar a capacitação em Arapiraca, para melhor preparar os combatentes alagoanos.

O coronel Luciano Sampaio, comandante geral da Polícia Militar de Alagoas, falou sobre como a capacitação da PM é uma prioridade da instituição: “É importante que a gente promova esses cursos, é uma política institucional nossa. A capacitação do policial militar é muito importante para a corporação. Torna o policial mais apto para lidar com as situações (especificamente nesse curso, em ambiente de alto risco), e deixa o policial mais apto a defender a sociedade. Gostaria também de agradecer a Polícia Militar do estado de São Paulo que gentilmente cedeu seus instrutores. A gente sabe que São Paulo é hoje referência no país em segurança pública, e a gente está trazendo o que é melhor para a PM de Alagoas em termos de capacitação”.

O 1º tenente Rafael Telhada, da PM de São Paulo, responsável por ministrar o curso, conversou com o 7Segundos sobre o conteúdo das aulas:

“O curso de conduta de patrulha em local de alto risco, é ministrado pelo COE (Comandos e Operações Especiais) de São Paulo desde 2001. Então, são 17 anos ministrando este curso para policiais militares do estado de São Paulo, e para as coirmãs estaduais, inclusive Polícias Federais e Polícias Civis, com o intuito de levar ao policial técnicas e conhecimento modernos de combate ao crime. O curso tem duração de 10 dias letivos. É dividido geralmente em duas semanas, uma carga horária bastante espessa, para que se aproveite o máximo possível o policial militar, tanto em sala de aula, como em campo, na prática.

Este intercâmbio com o estado de Alagoas vem num momento muito bom, porque a criminalidade está crescendo. Nós sabemos que, principalmente no interior, temos visto o “Novo Cangaço”, ou até ataques a estabelecimentos bancários, em que é utilizado um armamento de grosso calibre. Então, o policial militar tem que ter condição de chegar numa ocorrência dessa, e conseguir atuar com segurança”.

O tenente-coronel Ênio Bolivar, à frente do 3º BPM, esteve presente na aula inaugural e cumprimentou os policiais militares que receberão o curso: “Desejo a todos um excelente curso, que os senhores possam aproveitar de fato. Bebam do conhecimento destes instrutores que deixaram suas famílias lá no estado de São Paulo, e agora estão aqui com um objetivo único: fazer com que os senhores fiquem cada vez melhores. Fica aqui plantada a semente de este ser o curso de referência do 3º BPM de Alagoas. Sem demérito nenhum, o 3º Batalhão é o melhor e maior batalhão da Polícia Militar do Estado de Alagoas”.