Música

Google anuncia YouTube Music para competir com Spotify

Por Tecnoblog 18/05/2018 07h07
Google anuncia YouTube Music para competir com Spotify
Aparência do YouTube Music - Foto: Divulgação

Muitos rumores do serviço de música do YouTube surgiram nos últimos meses. O Google finalmente confirmou os planos nesta quarta-feira (16): a empresa vai lançar o YouTube Music, para dar um pouco de trabalho para o Spotify; e está transformando o antigo YouTube Red em YouTube Premium, cobrando uma assinatura mais cara para remover os anúncios em vídeos.

Não é a primeira vez que o Google tenta emplacar algo no mercado de streaming. O Play Música, que deve ter seu lugar tomado pelo novo serviço em algum momento no futuro, funciona desde 2011 e está disponível no Brasil. Além dele, existia o YouTube Music Key, que cobrava assinatura para não exibir anúncios. Ele foi substituído pelo YouTube Red, que permitia baixar vídeos offline e reproduzir música em background.

Agora, tudo muda de nome de novo. Serão dois planos pagos dentro do serviço de vídeos do Google. O YouTube Music Premium custa US$ 9,99 por mês nos Estados Unidos e permite ouvir músicas em plano de fundo, bem como baixá-las para escutar offline. Ele remove as propagandas de clipes musicais, mas não de outros vídeos do YouTube.

Já o YouTube Premium é o novo nome do YouTube Red. Ele possui todos os benefícios do YouTube Music, mas custa US$ 11,99 (quem já era assinante do Red continuará pagando o valor antigo) e traz alguns adicionais: remoção de propagandas em todos os vídeos do YouTube, download e reprodução em background de todos os vídeos, e acesso aos YouTube Originals, como a série Cobra Kai.

No caso do YouTube Music, o Google promete alguns atrativos para roubar assinantes da concorrência: um aplicativo renovado para dispositivos móveis e um novo player para desktop; milhares de playlists que combinam com o que você está fazendo, onde você está ou o seu humor atual; e uma tela inicial dinâmica que mostra recomendações de músicas com base no seu local e histórico. Web: Google anuncia YouTube Music para competir com Spotify e faz mudanças no Red 

Os novos serviços serão lançados na terça-feira (22) nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, México e Coreia do Sul. A lista de países que receberão as novidades “nas próximas semanas” inclui Alemanha, Canadá, França, Espanha, Itália, Reino Unido e outros. O Google ainda não informou se ou quando pretende lançar o YouTube Music ou YouTube Premium no mercado brasileiro.