Cidades

Conselheiros tutelares reclamam de más condições de funcionamento do órgão, em Teotônio Vilela

Por 7Segundos 17/05/2018 11h11
Conselheiros tutelares reclamam de más condições de funcionamento do órgão, em Teotônio Vilela
Veículo do Conselho Tutelar de Teotônio Vilela quebrado na delegacia da cidade - Foto: Cortesia

Funcionários do Conselho Tutelar de Teotônio Vilela, cidade do sul alagoano, estão reivindicando melhores condições de trabalho e de atendimento aos menores que precisam. A insatisfação dos servidores teve seu estopim após o órgão público ficar sem veículo para realizar os trabalhos.

Carro do Conselho está quebrado desde ontem (16) na porta da delegacia. Estamos sem condições de atender casos que precisarem de deslocamento”, disse um servidor do Conselho em uma rede social. Outra funcionária confirmou o relato: “Ontem tivemos uma ocorrência séria, e fomos à delegacia. Quando fomos sair, o carro não mais funcionou”.

Um dos integrantes do Conselho detalha que existem também problemas no local onde funciona o órgão: "Embora o prédio atual seja melhor que o anterior, não oferece condições de atendimento: não tem cadeiras para a clientela esperar, os munícipes usam cadeiras de plástico, que já foram cedidas pela Assistência Social, pois o Executivo não deu resposta às solicitações extraoficiais.

Os birôs onde foram instalados os computadores para o devido atendimento são carteiras de escolas, cedidas pela Educação. Os conselheiros usam assentos de plástico, daqueles que compõem mesas utilizadas em festas e bares. Falta motorista para o veículo, visto que o condutor que prestava serviço para órgão se afastou por problemas de saúde e não foi feito a reposição do outro motorista. Detalhe: os conselheiros estão envolvidos na programação de ações do mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, em parceria com o CREAS, com a Assistência Social e com escolas do estado e município. A falta do veículo impacta nos trabalhos, além das ações diárias de atendimentos dos casos, excepcionalmente de violência sexual, que se registra muito em Teotônio Vilela".

Há ainda outro relato sobre o funcionamento do Conselho Tutelar do município: “São três anos tentando conversar com o Executivo sobre as necessidades do Conselho, e isso inclui apenas os investimentos básicos necessários. Sem sucesso. Quando acontece algo dessa natureza, que repercute, eles vêm e fazem o paliativo, depois volta para a mesma situação. Garantir direito de criança e adolescente em Teotônio Vilela é uma tarefa árdua e desconcertante, que vai além da agonia dos crimes cometidos contra as nossas crianças e jovens; passa pelo descaso de um governo que não tem no seu planejamento a atenção necessária ao sistema de garantia de direitos, em que pese contarmos com parcerias importantes. Falta sensibilidade com a infância e adolescência e vontade de fazer”.

O 7Segundos entrou em contato com a prefeitura de Teotônio Vilela, para obter esclarecimentos sobre as denúncias. Até o fechamento desta reportagem, a gestão do município não se pronunciou sobre o assunto.