Educação

Foguetes serão lançados no Lago do Perucaba por alunos do Ifal

Por Assessoria e 7Segundos 16/05/2018 17h05
Foguetes serão lançados no Lago do Perucaba por alunos do Ifal
Alunos do Ifal - Foto: Assessoria

O Lago da Perucaba, em Arapiraca, vai se transformar em um centro de lançamento de foguetes dos alunos do Ifal Arapiraca nesta semana. Na quarta e na quinta-feira (16 e 17), os estudantes vão realizar a etapa Escolar da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes.

A Mostra é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira. A competição reúne alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o Brasil. Esse ano, 44 foguetes vão ser lançados pelo Ifal Arapiraca na etapa Escolar.

Na quarta-feira, o lançamento está marcado para as 14h e na quinta-feira para as 8h. Os foguetes são feitos com garrafas pet, bicarbonato e vinagre, que é o combustível utilizado para o lançamento. As atividades vão ser acompanhadas pelo professor de Física Fabiano Rodrigues.

O objetivo do lançamento é obter o maior alcance horizontal possível e, assim, conseguir uma boa distância para participar da Jornada de Foguetes. No ano passado, o Ifal Arapiraca ganhou o ouro na faixa em que competiu e conquistou o terceiro melhor lançamento nacional de foguete, na premiação geral.

Os alunos que conseguiram esse resultado foram Jarlisson de Lira e Daniel Ferreira, que estavam no segundo ano de Eletroeletrônica quando participaram da Jornada. Eles e o professor Pedro Juvêncio de Souza Júnior estiveram em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, onde foram realizados os lançamentos de foguetes na etapa nacional.