Cultura

Governo promove Chá de Memória no aniversário de Coruripe nesta terça-feira (15)

Por Agência Alagoas e 7Segundos 14/05/2018 15h03
Governo promove Chá de Memória no aniversário de Coruripe nesta terça-feira (15)
Chá de memória - Foto: Reprodução

O Governo de Alagoas promove, nesta terça-feira (15), mais uma edição especial do projeto Chá de Memória. O evento celebra o aniversário de 126 anos do município de Coruripe, localizado no Litoral Sul do Estado, bem como a instalação do Arquivo Público Municipal na cidade.

A ação é coordenada pelo Gabinete Civil, por meio do Arquivo Público estadual, em parceria com a Prefeitura de Coruripe, e ocorrerá às 15 horas, na Câmara Municipal. Na ocasião, haverá a palestra do professor, escritor e historiador João Ribeiro de Lemos, com o tema ‘História de Coruripe a partir dos albores do descobrimento e sua evolução no tempo e espaço’.

"Estamos apoiando a implantação do Arquivo Público de Coruripe e iniciando a campanha de coleta de acervos sobre as famílias, fatos históricos que marcaram as várias gerações desta importante cidade do Litoral Sul alagoano", ressaltou a idealizadora do Chá de Memória e superintendente do Arquivo Público de Alagoas (APA), Wilma Nóbrega.

Descentralização

Wilma ressalta que o Governo do Estado segue firme no propósito de potencializar a política de descentralização dos valores históricos e culturais de Alagoas.

“Realizar uma edição especial do projeto Chá de Memória no município de Coruripe em comemoração ao aniversário é uma forma de o Gabinete Civil, por meio do Arquivo Público, descentralizar suas ações de preservação da memória alagoana e fomentar o debate sobre temas que despertem o conhecimento de fatos e feitos da historiografia local e alagoana”, completou.

Desde sua concepção, o projeto propõe debates de temáticas que envolvem as tradições, os saberes e as culturas do Estado, consideradas um patrimônio coletivo.

Programação

15h – Abertura do Evento

15h10 – Arquivo Público Municipal e sua importância para a preservação da memória histórica, administrativa e cultural;

Explanação: Wilma Maria Nóbrega Lima - Superintendente do Arquivo Público de Alagoas

15h30 – Palestra: História de Coruripe a partir dos albores do descobrimento e sua evolução no tempo e espaço

Palestrante: João Ribeiro de Lemos – Professor, escritor e historiador

16h – Debate

16h15 – Chá

17h – Encerramento