Polícia

PF cumpre mandados em Alagoas por desvios na obra da BR-104

Por PF/AL 11/05/2018 09h09
PF cumpre mandados em Alagoas por desvios na obra da BR-104
Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados. - Foto: Ilustração

A Polícia Federal em Alagoas, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou, na manhã de hoje, 11, a Operação Catabiu para dar cumprimento a sete mandados de busca e apreensão nos estados de Alagoas, Pernambuco e São Paulo.

A Operação Catabiu foi desencadeada para apurar desvios em Contrato de Obra de Revitalização da Rodovia BR-104 em Alagoas, por conta de danos aos cofres públicos comprovados na ordem de 10 milhões de reais, executado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – DNIT em Alagoas, firmado entre o DNIT e um consórcio de empresas, para revitalização de aproximadamente 85 km da rodovia neste Estado.

O valor do contrato original, acrescido de seus reajustes e aditivos, chega a 100 milhões de reais aproximadamente, valores esses integralmente de origem federal.

As investigações realizadas pela PF, bem como a auditoria da CGU, apontam para execução da obra com especificações aquém daquelas contratadas, gerando prejuízos comprovados por laudo pericial da ordem de 10 milhões de reais, podendo chegar a 26 milhões de reais aproximadamente, caso outros indícios já levantados, tais como simulação na contratação de insumos, subcontratação irregular de partes da obra e não aplicação de multa às empresas contratadas sejam confirmados.

A Operação Catabiu conta com a participação de 36 policiais federais e apoio de auditores da CGU. Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Alagoas, sendo quatro em Maceió e um em Santana do Ipanema, bem como um em São Paulo e um em Pernambuco. 

Na linguagem popular do Nordeste, 'catabiu' corresponde a buracos em estradas que provocam solavancos e sacolejos nos transportes automotivos.