Geral

Aeroporto Zumbi dos Palmares é proibido pela ANAC de ofertar novas rotas de voos

A determinação vale 90 dias; o motivo é a falta de investimento da INFRAERO.

Por 7Segundos com G1 AL 11/05/2018 11h11
Aeroporto Zumbi dos Palmares é proibido pela ANAC de ofertar novas rotas de voos
Aeroporto Zumbi dos Palmares em Maceió deixará de ter novas rotas esse ano. - Foto: Luís Vitor Melo/ G1

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu o aumento de rotas de voos no Aeroporto Zumbi dos Palmares, Alagoas, por 90 dias. De acordo com o órgão federal, o motivo é o não cumprimento de itens de certificação de segurança das operações.

A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (7), e vale também para os aeroportos Gilberto Freyre, em Recife (PE) e Santa Maria, em Aracaju (SE).

De acordo com a Anac, a determinação se faz necessária porque a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não tem previsão de investimentos adicionais nesses aeroportos, para a correção de itens em desconformidade com as normas dos Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil.

Essas normas, segundo o órgão, são relativas à pista de pouso e decolagem. Ficam mantidos nos aeroportos apenas os voos já aprovados até 7 dias antes da publicação da portaria.

A reportagem entrou em contato com a Infraero, para saber se há previsão para que as irregularidades apontadas pela Anac no Zumbi dos Palmares sejam resolvidas, e aguarda retorno.

O aeroporto de Alagoas é um dos incluídos no pacote de privatizações anunciado pelo Governo Federal em outubro do ano passado. O lance mínimo é de R$ 2, 06 bilhões.