Surpreendente

Alagoas é o 5º estado do país com maior número de pessoas mortas por policiais, diz pesquisa

POR: G1 e 7Segundos
Arma apontada
Reprodução

Dados do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Portal g1, apontam o Estado de Alagoas como o 5º que mais registrou assassinatos de civis praticados por militares no ano de 2017 em todo o país..

De acordo com a pesquisa, em todo o território nacional no ano de 2017, cerca de 5.012 pessoas foram mortas pela polícia, um aumento de 19% com relação ao ano anterior. Já o número de policiais mortos pelos civis diminuiu em 15% (385 é o número de policiais assassinados no mesmo ano citado).

Alagoas - já apontado como o 5º estado com o maior índice de assassinatos motivados por policiais - registrou, em 2016, a morte de 108 pessoas pela polícia, o equivalente a 3,2 homicídios por cada grupo de 100 mil habitantes. Em 2017, esse número aumentou. Foram 141 pessoas assassinadas pela polícia, número equivalente à taxa de 4,2 mortes por 100 mil habitantes.

Já o número de homicídios e latrocínios contra policiais de Alagoas, nos mesmos anos apontados pela pesquisa, é de cinco assassinados (2016), e dois assassinatos (2017). Estes números foram repassados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas (SSP/AL).

A taxa de alagoanos mortos pela polícia só fica atrás do registrado no Amapá, com 8,3; Rio de Janeiro 6,7; Acre e Pará, ambos com 4,5. Logo em seguida, surge Alagoas, com 4,2.

A SSP/AL informa que o número de mortes causadas pela polícia em Alagoas ocorre devido às resistências.

Nacionalmente, o número de pessoas mortas pela polícia cresceu. Em contrapartida, o número de assassinatos de policiais diminuiu.

Galeria de Fotos


Alagoas mortes pesquisa policiais usp

Veja Também

Comentários