Política

[Vídeo] "Parte dessa imprensa é 'marrom'", desabafa Professora Graça em sessão da Câmara

Por 7Segundos 09/05/2018 07h07
[Vídeo] 'Parte dessa imprensa é 'marrom'', desabafa Professora Graça em sessão da Câmara
Vereadora de Arapiraca, Professora Graça, na tribuna da Câmara Municipal - Foto: 7Segundos

Mais uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arapiraca aconteceu na noite desta terça-feira (08), realizada ainda em caráter provisório no Centro de Referência Integrado de Arapiraca – CRIA.

Na pauta do expediente, requerimentos, indicações, retorno de indicações e moções foram trazidos à discussão pela Mesa Diretora.

Mas um Requerimento específico, de autoria dos vereadores Fábio Henrique (PC do B), Léo Saturnino (MDB), Rogério Nezinho (MDB), Sérgio do Sindicato (PPS) e Moisés Machado Filho (PDT) foi motivo de idas e vindas à tribuna, com defesas e acusações e até troca de farpas.

Os vereadores citados pedem o comparecimento do Prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, à casa Herbene Melo, para prestar esclarecimentos relacionados às últimas denúncias, vindas à público através dos meios de comunicação, envolvendo a gestão municipal com a empresa de consultoria do auditor Luiz Augusto Lôbo.

O vereador Rogério Nezinho, primeiro a pedir direito à palavra, lembrou que diante de tudo o que já foi exposto pela imprensa, é dever do prefeito comparecer à plenária num mínimo de tempo possível.

Léo Saturnino comentou que se o gestor tem mesmo razão, no caso do suposto calote na auditoria, não há porque não comparecer ao parlamento. Ele estendeu o convite, inclusive, à promotoria que cuida desse caso específico, caso haja interesse daquele órgão em discutir o caso.

Moisés Machado disse que Teófilo sempre se referiu a si mesmo como “prefeito da transparência e da legalidade” e, por essa razão, que deve ir à sessão para tentar se explicar. Acrescentou, ainda, que ficou admirado com a demora da assessoria de comunicação da prefeitura que emitiu uma nota tardia e inconsistente com a realidade.

Durante sua fala, Machado lembrou que após um ano e cinco meses de mandato, Rogério não tem sequer um líder de governo. Fabiano Leão, sem pedir licença, atravessou o discurso do colega e disse: tem doze! Sem pestanejar, Moisés Machado foi direto e reto: deixe de piadas, assuma que é líder e venha aqui. Respeito é primordial para todos nós. Fabiano Leão, como dizem por aí, ficou “pianinho”.

Outras tentativas de defesa foram feitas do alto da tribuna. Porém, o bom senso do vereador Léo Saturnino chamou à razão os nobres colegas, quando lembrou que Luiz Lobo não entrou na prefeitura pela porta de trás.

“Só entregamos a chave de nossas casas para quem temos confiança. A chave da prefeitura estava com o prefeito”, sentenciou.

Professora Graça, última a subir na tribuna, causou estranhamento em seu discurso. Ela criticou duramente parte da imprensa que, de acordo com suas palavras, é “marrom” - termo que designa um tipo de imprensa que se sustenta através de manchetes escandalosas, espalhando excitação, muitas vezes sobre notícias sem importância alguma, com distorções e falsidades.

Graça disse que os veículos de comunicação tem grande responsabilidade ao publicar assuntos mentirosos e citou como nojenta uma reportagem sobre o reajuste dos servidores da Câmara Municipal de Arapiraca, publicada sem ter sido ouvida. A vereadora foi taxativa ao dizer que grande parte da imprensa denigre a imagem da própria categoria ao divulgar fatos mentirosos. A vereadora finalizou dizendo que 85% de tudo o que sai na imprensa ou nas redes sociais ela ignora, justamente por não dar credibilidade a informações falsas (sic).

Assista ao vídeo com a reportagem do 7Segundos.