Agricultura

Kéfera critica agropecuária e causa repercussão na internet

Por 7Segundos com G1 02/05/2018 10h10
Kéfera critica agropecuária e causa repercussão na internet
Postagem de Kéfera sobre Expozebu, em Uberaba (MG) - Foto: Reprodução / Instagram

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) publicou nesta segunda-feira (30) uma nota de repúdio contra uma publicação da youtuber e atriz Kéfera Buchmann. Na postagem no Instagram, Kéfera fala sobre uma visita que realizou a uma exposição agropecuária com o objetivo de dar amor aos animais ali expostos. No texto ela sugere aos seguidores para refletirem sobre a alimentação vegetariana e as atividades da pecuária.

Na nota de repúdio a ABCZ faz menção à 84ª edição da Expozebu, em Uberaba, no Triângulo Mineiro - exposição que a atriz teria visitado no fim de semana. No texto, a associação pede respeito.

"Reiteramos aqui nosso respeito por qualquer tipo de filosofia de vida, inclusive a da atriz que se declara vegetariana. Por isso, também exigimos respeito. Respeito ao nosso trabalho - o trabalho de mais de 3 milhões de produtores rurais. Respeito aos nossos animais - um rebanho de mais de 200 milhões de cabeças. Respeito a nossa nobre missão de produzir carne e leite de qualidade para alimentar o mundo - um mundo que pede cada vez mais alimentos. Respeito a um setor que move economicamente um país", diz parte do repúdio. 

Em publicação que teve mais de 630 mil curtidas, até a publicação desta reportagem, Kéfera - que tem mais de 12 milhões de seguidores no Instagram - aparece encostada em um animal de exposição e conta que se tornou vegetariana há mais de um ano.

"O que eu quero com esse post, não é “transformar” ngm (sic) em vegetariano, mas fazer com que vocês pensem um pouquinho que seja. Tem o projeto “segunda sem carne” por exemplo, e é simples. Na segunda você não come carne (peixe tb (sic) é carne, tá?), E outra reflexão pra vocês: a pecuária é uma das atividades humanas mais impactantes para o meio ambiente, consumindo grandes quantidades de água, grãos, combustíveis fósseis, pesticidas e drogas. Também é a principal causa por trás da destruição das florestas tropicais, a extinção de espécies, erosão do solo, escassez e contaminação de águas, desertificação, poluição orgânica, efeito estufa, etc, o MEIO AMBIENTE também sofre", diz a youtuber em postagem na rede social.

Kéfera ainda acusou a Expozebu de maltrato aos animais expostos: "TINHA UMA VACA MACHUCADA, que eu FILMEI. Eu chamei o moço pra avisar e ele e nem ninguém fez NADA. Disse que era “normal” por conta de queimar o boi pra marcar", disse na publicação. A ABCZ respondeu a esta provocação dizendo que os animais são muito bem tratados e que existe um plantão veterinário 24h por dia.