Polícia

[Vídeo] Delegados dão detalhes sobre Operação Adsumus, em Arapiraca

A operação ocorreu neste sábado (28), resultando em seis prisões e duas mortes

Por 7Segundos 30/04/2018 12h12
[Vídeo] Delegados dão detalhes sobre Operação Adsumus, em Arapiraca
Delegados Thiago Prado e Fábio Costa - Foto: Val John/7Segundos

Os delegados Thiago Prado e Fábio Costa concederam entrevista coletiva na manhã desta segunda (30) sobre a operação Adsumus, deflagrada na noite de sábado (28) em Arapiraca. Na ação houve troca de tiros e dois integrantes do grupo criminoso foram atingidos e socorridos, mas não resistiram aos ferimentos e faleceram. Um policial também foi atingido, e está bem.

“A operação teve como foco uma organização criminosa, que estava relacionada não só com o tráfico de drogas, na cidade de Arapiraca, mas também com pelo menos oito homicídios já identificados que tiveram relação direta com essa organização. Esta Ocrim tem um membro que está preso (vulgo Júnior Grampão), no presídio do Agreste, e se utilizava da companheira dele, que é uma menor, para transmitir as ordens para essa facção criminosa, tanto de distribuição e venda de droga, como também de execução de desafetos. Este indivíduo enviava cartas para que outros elementos executassem essas ordens”, explica o delegado regional de Arapiraca Thiago Prado.

Júnior Grampão, que se encontra no sistema prisional do Agreste, foi indiciado novamente pelos crimes apontados. Dois menores foram apreendidos, dentre eles a companheira de Júnior. Quatro outras pessoas foram presas, e dois suspeitos faleceram após confronto com a polícia.

A operação foi chamada Adsumus, que tem o significado de “Aqui estamos presentes”. As ações ocorreram numa residência situada no residencial Lagos do Sul, no bairro Olho D’água dos Cazuzinhas, em Arapiraca. Em relação a apreensões, foram apreendidas duas armas de fogo, de calibre .38, sendo uma delas com numeração raspada. Foi apreendido também 300 g de maconha e 47 pedras de crack.

Segue a lista dos detidos:

  • Gilberto Pedro de Farias Júnior, o “Júnior Grampão”, de 21 anos;
  • Daniel Cabral da Silva, de 21 anos;
  • Claudiano Bernardo dos Santos, 40 anos;
  • Maicon Leandro de Farias Lima, 19 anos;
  • A namorada de “Júnior Grampão”, uma adolescente de 17 anos;
  • Um cunhado de Júnior, também menor de 17 anos;

Matheus Pinheiros Medeiros, de 19 anos, conhecido como “Gigante”, e Jairo Adriano da Silva, 23 anos, o “Tenebroso”, são os suspeitos que vieram a óbito após confronto. Os dois chegaram a ser atendidos no Hospital de Emergência do Agreste, mas não resistiram aos ferimentos.

Confira nossa transmissão ao vivo da coletiva de imprensa.