Política

Craíbas faz 36 anos e comemora aniversário com desenvolvimento

Por 7Segundos 24/04/2018 10h10
Craíbas faz 36 anos e comemora aniversário com desenvolvimento
Cidade comemorou aniversário ontem - Foto: Josival Meneses/7Segundos

Os primeiros habitantes do lugar, os índios, a chamavam de Carahyba – expressão em tupi que significa “árvore de ramos longos”.

Antes da criação oficial do município ficou conhecida como Craíbas dos Nunes, referência à família dos pioneiros do lugar, instalados desde 1865.

A partilha das terras só começou após a morte da matriarca, Josefa Teixeira da Silva. Em 1892, a extensa propriedade foi dividida entre filhos e genros e, daí, incrementou-se o desenvolvimento da localidade.

Anos depois, já figurava na divisão administrativa do Estado de Alagoas. Nesse tempo, segundo historiadores, existia uma escola pública mantida pelo Estado. A primeira feira foi realizada em 23 de março de 1923. O primeiro cartório de registro civil foi instalado em 1939.

Mas foi o crescimento sócio-econômico do povoado que determinou sua autonomia administrativa. Passados 36 anos, a cidade situada na região Agreste de Alagoas comemorou, nesta segunda-feira (23), trinta e seis anos de emancipação política. O evento foi marcado por reformas em instituições públicas, acompanhadas de perto pelo prefeito Ediel Leite, o deputado estadual Ricardo Nezinho, o tenente-coronel Ênio Bolivar - comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), além de outras autoridades e convidados.

Ao lado do vice-prefeito, Neto Pedro, Ediel disse estar feliz com o trabalho desenvolvido em Craíbas, e que a cidade merece continuar seguindo rumo ao desenvolvimento.

O 7Segundos esteve presente nas comemorações da cidade.

Assista ao vídeo: