Cultura

Palmeira dos Índios é destaque no Jornal Folha de São Paulo

Por Todo Segundo News e 7Segundos 20/04/2018 16h04
Palmeira dos Índios é destaque no Jornal Folha de São Paulo
Trem turístico do Nordeste - Foto: Ilustrativo

Palmeira dos Índios foi destaque na quinta-feira (19), na imprensa nacional. Em uma matéria veiculada pela Folha de São Paulo, nas versões impressa e digital, a notícia mostra o projeto do primeiro trem turístico regular do Nordeste. O chão onde Graciliano Ramos nasceu, escreveu obras e também foi o maior prefeito de Alagoas, poderá ser visitado por turistas do mundo inteiro de uma maneira inovadora, a partir do trem “Caminhos de Graciliano”. Com ele, será possível fazer um percurso entre as linhas férreas dos municípios de Palmeira dos Índios e Quebrangulo, apreciar as belas paisagens que envolvem o trajeto, além de conhecer as duas cidades que abrigam a história do escritor, os museus e casarios, por meio do turismo cultural.

Duas locomotivas, a vapor e a diesel, com capacidade para 80 pessoas cada uma, percorrerão 28 quilômetros de ferrovia, entre as belas paisagens naturais que envolvem os dois municípios dos caminhos de Graciliano. A previsão é que a rota seja inaugurada em até dois anos. O custo da obra é de R$ 10 milhões, que serão bancados pelo Ministério da Cultura e pelo Banco do Nordeste. O projeto foi idealizado pelo servidor público David Maia.

Para o prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar, o trem é um investimento de infraestrutura turística fundamental para desenvolver o turismo na região. “Participei de várias reuniões sobre o trem turístico que vai ligar Palmeira a Quebrangulo, mas sem o Governo Federal o projeto fica inviabilizado. O ministro dos Transportes Maurício Quintella também incentiva muito o projeto, pois sabemos que isso vai beneficiar as duas regiões”, disse o prefeito.

E continuou. “Palmeira já se projeta para um eixo importante da economia, que é o turismo. Estamos sendo consolidados para o voo livre, o turismo cultural, religioso, de aventura, e também ecológico, buscando meios e formas de gerar empregos e fortalecer a economia do município”, explicou o prefeito Júlio.

No final do ano passado, Júlio Cezar, o prefeito de Quebrangulo Marcelo Lima, além de representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (Cbtu) de Recife e do Rio de Janeiro, do Ministério dos Transportes e o senador Benedito de Lira, se reuniram em Palmeira para discutir algumas etapas que são fundamentais para que o trem possa circular entre os dois municípios. Eles também fizeram uma visita técnica às Estações de Palmeira e de Quebrangulo para conhecer a realidade dos dois locais.

A CBTU vai realizar toda a inspeção e vistoria no trecho Palmeira/Quebrangulo, verificar os pontos críticos de todo o trilho e fazer a limpeza ao longo da linha férrea, área pertencente ao Governo Federal. Depois, entra a parte da destinação dos recursos, que serão viabilizados pelo Ministério dos Transportes, por meio do ministro Maurício Quintella, e também a partir de emendas parlamentares do senador alagoano Benedito de Lira e do Ministério da Cultura.