Política

"O prefeito deve explicações à sociedade", dizem vereadores de Arapiraca

Por Assessoria e 7Segundos 18/04/2018 09h09
'O prefeito deve explicações à sociedade', dizem vereadores de Arapiraca
Vereadores de Arapiraca - Foto: Assessoria

Na noite desta terça-feira (17), a Câmara Municipal de Arapiraca realizou mais uma sessão ordinária no auditório do Cria, no bairro de Santa Edwiges.

O vereador Dr. Fábio (PR) fez solicitação à administração municipal pedindo a construção de uma creche no Povoado Canaã. Em sua justificativa, o parlamentar argumentou que as mães que moram na localidade precisam de um lugar para deixar seus filhos enquanto trabalham.

Segundo Fabio, na localidade já existe uma creche que foi reformada na administração passada, mas não tem condições de absorver a quantidade de crianças da comunidade.

Nas explicações de caráter pessoal, o Pastor Marcos Caetano (PTC) parabenizou todos os profissionais que trabalham com a voz, pelo Dia Mundial da Voz, e falou sobre o seu projeto que tramita na Casa sobre a obrigatoriedade da inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras), no currículo escolar do município.

O vereador Sérgio do Sindicato (PPS) falou sobre o lançamento em Arapiraca do “Projeto Minha Casa Minha Vida”, na comunidade Vila Capim - onde o município foi o primeiro a ser contemplado com o projeto no Brasil.

De acordo com o vereador, 284 casas serão construídas para beneficiar os agricultores familiares que não possuem moradia própria, e serão beneficiadas 28 comunidades rurais. Ele agradeceu o empenho do deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB), do ex-secretário de Agricultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos (PTB), e do presidente da Facomar, Brás Antônio, que ao lado dele, foram recebidos pelo ex-ministro Marx Beltrão (MDB), reivindicando para Arapiraca este projeto.

O vereador Léo Saturnino (MDB) leu, na tribuna da Casa, uma matéria publicada pelo Jornal Tribuna Independente. O periódico traz uma denúncia sobre uma empresa contratada para fazer auditoria em Arapiraca. A empresa recebeu 60 mil reais (no total seria 600 mil) e está sendo investigada pelo Ministério Público Estadual. Na mesma matéria aparecem os nomes de três secretários envolvidos no esquema. O vereador não citou os nomes.

Léo chegou a cobrar da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca, uma nota de esclarecimento para a Câmara Municipal, como órgão fiscalizador e, também, como justificativa para a própria sociedade, demonstrando a transparência que Teófilo tanto pregou quando assumiu a cadeira de prefeito.

O vereador Moisés Machado (PDT) também usou a tribuna, e pediu que a imprensa desse destaque para a denúncia que estava no jornal destacado por seu colega de tribuna. De acordo com o vereador, a denúncia é de uma gravidade sem precedentes, justamente contra uma administração que falava tanto em legalidade e transparência e hoje está sendo alvo de denúncias e mais denúncias.

Seguindo o seu pronunciamento, Moisés disse que é preciso um esclarecimento urgente por parte da administração municipal e defendeu a abertura de uma Comissão Especial de Investigação, por parte da Câmara Municipal de Arapiraca, para acompanhar esse fato.

O Vereador Rogério Nezinho (MDB) parabenizou a Pestalozzi de Arapiraca, pela realização no último sábado (14), da Terceira Corrida Azul pela causa do autismo. Nezinho destacou o empenho dos organizadores do evento. O vereador usou o mesmo espaço para cobrar da administração municipal mais empenho em áreas como saúde, educação e iluminação pública.

Ele concluiu dizendo que é preciso que a administração municipal dê uma explicação sobre as denúncias publicadas no Jornal Tribuna Independente, e que a Câmara Municipal de Arapiraca cumpra com o seu papel, que é o de fiscalizar.