Brasil

MST invade fazenda de empresário que comemorou prisão de Lula com cerveja grátis

Por Uol 17/04/2018 08h08
MST invade fazenda de empresário que comemorou prisão de Lula com cerveja grátis
MST invade fazenda de empresário que comemorou prisão de Lula com cerveja grátis - Foto: Reprodução/Uol

Integrantes do MST (Movimento dos Sem Terra) invadiram, nesta terça-feira (17), uma fazenda de propriedade do empresário Oscar Maroni em Araçatuba, a cerca de 550 quilômetros da capital paulista. Dentre os motivos alegados para a visão estão a reforma agrária e a "arbitrariedade da prisão" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Maroni, conhecido como "magnata do sexo" e dono Bahamas Club, distribuiu cerveja grátis a clientes para comemorar a prisão de Lula. No dia 6 de abril, antes de Lula se entregar à Polícia Federal, o empresário se vestiu de presidiário e comandou uma festa em seu clube.

Segundo o MST, Maroni "agrediu sexualmente diversas mulheres, expondo o corpo de muitas trabalhadoras do sexo perante centenas de homens em uma festa no dia 6".

UOL contatou a PM (Polícia Militar), que não havia recebido chamados a respeito de invasão à fazenda até as 8h. Os telefones da fazenda não completavam as chamadas no início da manhã.

Essa não é a primeira vez que a propriedade de Maroni é invadida pelo MST. Ações do movimento já haviam sido registradas em 2015.

Dono do Bahamas distribui cerveja para festejar prisão

Invasão a TV e bloqueios

Em discurso na noite de segunda-feira (16) em Brasília, o coordenador do MST, João Pedro Stedile, defendeu invasões de terra como forma de pressionar pela liberação de Lula. "Nós vamos ocupar nesta semana terras porque queremos o Lula livre", disse. Na avaliação dele, a TV Globo é a grande inimiga dos movimentos de esquerda. "Não pode deixar a Rede Globo em paz: joguem ovos ou joguem o que tiverem. A Globo é a nossa inimiga", defendeu.

Nesta terça, a sede da TV Bahia em Salvador, afiliada da TV Globo no estado nordestino, foi invadida por membros do MST.

O ato é contra a detenção do ex-presidente Lula, que está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril.

Em Candiota, na região sul do Rio Grande do Sul, manifestantes do MST também fecharam a BR-293 em mais uma ação contra a detenção de Lula.

Na segunda-feira (16), integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) invadiram o tríplex, centro do processo que levou Lula à prisão. 

Gleisi lê carta de Lula: 'Continuo acreditando na justiça'