Fatalidade

Novo ataque de tubarão é registrado na Região Metropolitana de Recife

Por Diário de Pernambuco 16/04/2018 08h08
Novo ataque de tubarão é registrado na Região Metropolitana de Recife
Salvamento ao banhista atacado por tubarão na praia de Piedade, Região Metropolitana de Recife - Foto: Reprodução / Corpo de Bombeiros de Pernambuco

O Corpo de Bombeiros de Pernambuco foi acionado para socorrer uma vítima de ataque de tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes (PE), na tarde deste domingo (15). Um homem natural do Rio Grande do Norte, identificado como Pablo Diego Inácio de Melo, de 34 anos, foi mordido nos dois braços e nas duas pernas enquanto nadava na região. Piedade é próxima à praia de Boa Viagem, em Recife, região conhecida pelos ataques de tubarões.

O atendimento foi feito por uma equipe de oito guarda-vidas, dois moto-resgatistas e uma viatura do Samu. Ainda na areia, a vítima teve hemorragias contidas, sinais vitais estabilizados e foi encaminhada de helicóptero para o quartel da região central do Recife. De lá, ele foi encaminhado para o Hospital da Restauração, também em Recife. No HR, uma equipe de traumatologistas é responsável pela cirurgia da vítima. Os médicos ainda não informaram se há necessidade de amputar algum dos membros atingidos.

Segundo o Major Aldo Silva, chefe do Centro de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros, Pablo Diego nadava perto da linha de arrebentação de ondas e não estava em águas profundas quando foi mordido. A área na qual a vítima foi mordida é repleta de avisos sobre o perigo de ataques. Ainda não há informações sobre qual espécie de tubarão foi responsável pela mordida.

 

Histórico de ataques

O ataque deste domingo aconteceu na mesma região onde o primeiro ataque de tubarão das praias urbanas da Região Metropolitana do Recife foi registrado, ainda no ano de 1992. Na época, o crescimento de casos do tipo fez com que uma série de medidas fossem tomadas para segurança dos banhistas, entre elas, a instalação de placas de alerta e a proibição do surfe.

Com este caso, sobe para 63 o número de vítimas de ataques de tubarão registradas em 26 anos na região. Vinte e quatro delas não sobreviveram aos ferimentos e morreram. O último caso de morte por ataque do tipo registrado na RMR foi da turista Bruna Gobbi, de 18 anos, em 22 de julho de 2013.