Saúde

[Vídeo] "Papai do céu vai me curar", diz criança arapiraquense com leucemia

Por 7Segundos 12/04/2018 08h08
[Vídeo] 'Papai do céu vai me curar', diz criança arapiraquense com leucemia
Campanha I - Foto: Josival Meneses/7Segundos

Gabriela tem oito anos. De sorriso fácil, esperta e muito vaidosa, ela estuda, brinca e é uma criança amorosa com sua família. Sua vida poderia ser como a de outras meninas da sua idade, não fosse por uma infeliz descoberta que mudou sua vida. Entre bonecas, roupinhas floridas e a simplicidade da casa onde mora, Gabriela também convive com um sério problema.

Segundo relato de seu pai, Célio de Farias, 38, um pequeno caroço surgiu no pescoço de sua filha no início desse ano. Preocupados, ele e a esposa levaram Gabriela até uma Unidade Básica de Saúde no bairro Cacimbas, em Arapiraca, para saber o que era aquilo. O médico que os atendeu preferiu que fosse feito um diagnóstico mais preciso e os encaminhou até o Hospital Santa Afra. Depois de uma bateria de exames, pagos com muita dificuldade, uma biópsia revelou o inesperado: a menina tinha leucemia.

Célio, que trabalha de bicos como mototaxista e podador de árvores, viu sua rotina mudar do dia para noite. Ele e sua mulher, que vende tapiocas para ajudar no orçamento de casa, não tiveram tempo para lamentar. Arregaçaram as mangas e partiram para a luta em nome da sobrevivência da filha.

Leucemias são doenças malignas que acometem os leucócitos (glóbulos brancos) do sangue presentes nos gânglios linfáticos e na corrente sanguínea. Leucócitos são fabricados dentro da medula óssea a partir de uma célula-tronco e são responsáveis por grande parte do nosso sistema imunológico.

Nas leucemias, além de perder a função de defesa do organismo, os glóbulos brancos doentes, produzidos descontroladamente, reduzem o espaço para a fabricação das outras células que compõem o sangue. Dessa forma, elas caem na corrente sanguínea antes de estarem preparadas para exercer suas funções.

Não se conhece a causa da maioria das leucemias, que podem ser classificadas de acordo com a evolução e o tipo de defeito dos glóbulos brancos.

Os primeiros sinais geralmente aparecem quando a medula óssea deixa de produzir células sanguíneas normais. Anemia, fraqueza, cansaço, sangramentos nasais e nas gengivas, manchas roxas e vermelhas na pele, gânglios inchados, febre, sudorese noturna, infecções, dores nos ossos e nas articulações são sintomas característicos das leucemias agudas.

Gabriela já está fazendo tratamento pelo SUS em Maceió. Otimista, diz que vai ficar curada, que “papai do céu” vai ajudar. Mas existem algumas dificuldades decorrentes da situação financeira da família.

“Enquanto eu tiver saúde e Deus garantir a vida da minha filha, vou lutar”, diz Célio que procurou a reportagem do 7Segundos para pedir ajuda.

A família mora no Residencial Vale do Perucaba e, além de Gabriela, tem mais um filho. Eles pedem a colaboração das pessoas para que não seja necessário suspender o tratamento. É que ela precisa se deslocar para Maceió, junto com a mãe, e as idas e vindas tem ficado caras. Eles não recebem nenhuma ajuda do município e agora contam com a boa vontade de vizinhos, conhecidos e de outras pessoas que fazem doações.

“Não importa quanto desejem doar. Se quiserem somente fazer uma visita, podem vir. Moro na rua principal do residencial. Pela boa vontade, só tenho a agradecer”, diz com humildade o pai da menina.

Para doar qualquer quantia, utilize os dados bancários abaixo:

Titular: Célio de Farias

Caixa Econômica Federal

Agência: 3209 Operação: 013 Conta: 3162-0

 

Assista ao vídeo e acompanhe a entrevista feita por nossa equipe.