Política

[Vídeo] Renan Filho e outros oito governadores são proibidos de visitar Lula

O ex-presidente encontra-se detido na sede da Polícia Federal, em Curitiba (PR)

Por 7Segundos, com UOL 11/04/2018 08h08
[Vídeo] Renan Filho e outros oito governadores são proibidos de visitar Lula
Comitiva de governadores barrados na visita a Lula, em Curitiba (PR) - Foto: Ricardo Stuckert

A juíza federal da Vara de Execuções Penais de Curitiba, Carolina Moura Lebbos, negou o pedido para que uma comitiva de governadores do Norte e do Nordeste visitassem o ex-presidente Lula, que se encontra detido na sede da Polícia Federal em Curitiba (PR). Renan Filho (MDB) estava no grupo de visitantes.

Além do governador de Alagoas, estavam no grupo: Tião Viana (PT), do Acre; Rui Costa (PT), da Bahia; Camilo Santana (PT), do Ceará; Flavio Dino (PCdoB), do Maranhão; Ricardo Coutinho (PSB), da Paraíba; Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco; Wellington Dias (PT), do Piauí; Waldez Goés (PDT), do Amapá, acompanhados dos senadores  Gleisi Hoffmann (PT-PR), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Roberto Requião (MDB-PR), além do vice-presidente do PT, Márcio Macedo.

Segundo a PF, até quatro parentes de primeiro e segundo graus podem fazer visitas aos presos às quartas-feiras, em um período pela manhã e outro à tarde. A Lei de Execução Penal diz que cônjuges, companheiros, parentes e amigos podem visitar presos "em dias determinados".

O Partido dos Trabalhadores (PT) chamou a proibição de “ataque da justiça brasileira”: “O juiz Sérgio Moro impediu por meio de decisão arbitrária e que contraria os princípios da lei que nove governadores – o que representa 1/3 dos estados brasileiros – de cinco partidos diferentes realizassem o direito de visitá-lo”. A comitiva conseguiu deixar uma carta ao ex-presidente, assinada pelos presentes. Confira:

O governador de Alagoas se pronunciou por meio de vídeo, onde ele afirma que Lula foi preso sem crime, sem prova e sugere que decisão judicial deve ser revista: