Mundo

Mais de 2.400 animais morrem de calor extremo, exaustão e inanição em navio de exportação

Por Vista-se 10/04/2018 16h04
Mais de 2.400 animais morrem de calor extremo, exaustão e inanição em navio de exportação
Mais de 2.400 animais morrem de calor extremo, exaustão e inanição em navio de exportação - Foto: Reprodução/ New York Times

Após péssima repercussão internacional, o governo australiano declarou que vai investigar a morte de mais de 2.400 ovelhas durante viagem que fariam para o Catar, no Oriente Médio.

A Austrália é um dos maiores exportadores de animais vivos para serem abatidos em outros países, especialmente árabes.

Um vídeo divulgado pela ONG Animal Australia ganhou notoriedade nos últimos dias e denuncia o sofrimento dos milhares de animais durantes viagens de navio. No vídeo, é possível ver ovelhas sofrendo, sem ar, sob calor extremo em um navio abarrotado de animais. Por conta da lotação, o calor fica insuportável e muitos animais não conseguem ter acesso à comida e água.

Muitos filhotes – que nascem durante o trajeto que leva semanas – são pisoteados pelos outros animais por conta da falta de espaço.

Nesse tipo de exportação, é comum e já previsto pelas empresas que uma parte dos animais vai morrer na viagem, mas neste caso foram 2.400 animais, o que chamou a atenção da mídia. O caso ganhou uma matéria no jornal New York Times (veja aqui, em inglês) e vem sendo comentado em todo o mundo.