Agricultura

Projeto de hortas de ex-aluna da Uneal faz sucesso em São José da Tapera

Por Assessoria e 7Segundos 09/04/2018 15h03
Projeto de hortas de ex-aluna da Uneal faz sucesso em São José da Tapera
Zootecnia I - Foto: Assessoria

A conclusão da graduação não é o fim da relação com a universidade para muitos estudantes. Este é o caso da zootecnista Sânia Maria Santos da Paz. Após concluir o bacharelado em Zootecnia no Campus II- Santana do Ipanema, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em 2014, ela permaneceu em contato com o grupo de pesquisa Caatinga, coordenado pelo professor José Crisólogo Sales.

Foi a partir da troca de ideias com o seu orientador na Universidade que ela desenvolveu um projeto carregado de ganhos para a comunidade beneficiada.

Convidada a trabalhar na prefeitura do município de São José da Tapera, Sânia utilizou os conhecimentos adquiridos durante a vida universitária para implementar um projeto de hortas em entidades públicas como escolas, o Centro de Atenção Psicosocial (Caps) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

No Caps, a horta está a pleno vapor. Alface, coentro, entre outros legumes e verduras, são cultivados com a participação diária dos usuários do serviço de assistência. “Estamos introduzindo também o plantio de medicinais. ‘A proposta é desidratar as ervas e colocar à venda para promover a geração de renda para o próprio grupo”, ressaltou a zootecnista.

A proposta da profissional, agora, é ampliar o projeto e levar para mais entidades de São José da Tapera. “O trabalho das hortas já vem dando resultados e o município quer ampliar”, revelou a ex-aluna da Uneal.