Educação

Projeto Rondon amplia cronograma nos municípios alagoanos

Por Assessoria e 7Segundos 09/04/2018 15h03
Projeto Rondon amplia cronograma nos municípios alagoanos
Projeto Rondon - Foto: Assessoria

Em julho, 12 municípios alagoanos vão receber alunos e professores universitários através do projeto Rondon para contribuir com o desenvolvimento local sustentável, além da construção e promoção da cidadania.

Nesta segunda-feira (09), os representantes dos doze municípios contemplados recepcionaram os professores que vão até os locais de atuação para traçar cronograma, identificar demandas específicas e ajustar os últimos detalhes antes de receber todas as equipes.

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, esteve no 59º BIMTz, em Maceió, para receber e agradecer o empenho de cada um. “Nosso Estado já evoluiu bastante, mas ainda temos muitos problemas, tenho certeza que o projeto Rondon vai nos auxiliar a evoluir e trazer conscientização para população em diversos temas”, afirmou.

Para o gerente nacional do Projeto Rondon, Coronel Hidenobu Yatabe, só após a parceria vitoriosa com a AMA, o projeto conseguiu alcançar melhor seus objetivos e abriu o diálogo direto com os municípios. “Em qualquer lugar que apresento o projeto Rondon, levo o exemplo da parceria com AMA”, afirmou o Coronel Yatabe.

O coronel Alexandre Scholtz, coordenador de Comunicação Social do Projeto Rondon, disse que a viagem antecipada dos professores é percussora e o contato com os municípios têm facilitado o planejamento das atividades.

A Operação “Palmares” do Projeto Rondon permanecerá em Alagoas no período de 13 a 29 de julho e vai contemplar os municípios de: Belém, Cacimbinhas, Chã Preta, Coité do Noia, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Olivença, Quebrangulo, Roteiro, São José da Laje, Novo Lino e Porto de Pedras.

Segundo Tenente Coronel Camillo, coordenador regional da Operação, no total são 2 equipes por municípios, uma com foco na área de Humanas e outra de Meio Ambiente. Cada equipe é formada por 2 professores e 8 alunos. No total são 252 rondonistas.

O objetivo é capacitar multiplicadores, como agentes públicos, agentes de saúde, professores para que eles possam levar todo o conteúdo para a população. “O projeto Rondon é um facilitador a extensão universitária”, afirmou Coronel Sholtz.