Baixo São Francisco

Passagem de transporte coletivo vai aumentar em Penedo

Por Câmara Municipal de Penedo 06/04/2018 09h09
Passagem de transporte coletivo vai aumentar em Penedo
Ponto de ônibus, em Penedo - Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Penedo aprovou nesta quinta-feira, 05 de abril, o Projeto de Lei que regulamenta o reajuste sobre a tarifa do transporte público coletivo no município.

A matéria de autoria do Vereador João Lucas Lins de Queiroz estabelece que o aumento da passagem deverá ser vinculado ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), referência para a inflação no Brasil calculada pelo IBGE.

Aprovado por unanimidade de votos, o Projeto de Lei prevê ainda que o reajuste a ser concedido deverá ser analisado e aprovado pelo Poder Legislativo Municipal. A medida que passa a ser válida a partir de 2019 segue agora para sanção ou vetor do Poder Executivo Municipal.

A aprovação do PL 02/2018 ocorreu no mesmo dia em que a Sala das Sessões Sabino Romariz recebeu o estudante Dhyego Medeiros, aluno do 4º do curso técnico de Açúcar e Álcool do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Penedo.

Autorizado pelo plenário, o representante da classe estudantil fez um apelo aos parlamentares sobre o reajuste de 25% no valor da passagem que passará a custar R$ 2,50 a partir do próximo dia 15.

Além do percentual ‘abusivo’, o estudante também criticou o estado de conservação da frota dos ônibus, a falta de abrigos nos pontos de parada e o funcionamento do local de venda para o passe estudantil somente no horário matutino.

Os vereadores declararam apoio à causa, com o Vice-Presidente da CMP reforçando o compromisso do parlamento que cobra dados oficiais da SMTT e da Transcope sobre os cálculos apresentados para justificar o índice do reajuste.