Meio ambiente

Prefeitura de Palmeira dos Índios encerra as atividades do maior lixão de Alagoas

Por 7Segundos, com Assessoria 06/04/2018 07h07
Prefeitura de Palmeira dos Índios encerra as atividades do maior lixão de Alagoas
Lixão - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Palmeira dos Índios encerrou as atividades do maior lixão do estado de Alagoas nessa quinta-feira (5), em cumprimento a Lei Federal 12.305/10 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual, em defesa do meio ambiente.

Na ocasião, também foi realizada a assinatura do contrato com a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Craíbas, local para onde será destinado o lixo produzido em Palmeira, até que seja implantada a Estação de Transbordo em Palmeira.

Para o diretor presidente do Instituto do Meio Ambiente Gustavo Lopes o encerramento do lixão de Palmeira é um marco histórico para Alagoas.

 “Este momento é um marco para Alagoas, que antes só tinha um lixão encerrado e agora encerraremos o maior lixão aberto do estado. O prefeito Júlio está de parabéns e estamos felizes de estarmos aqui, hoje, neste momento tão importante”, destacou Gustavo Lopes.

O promotor de Justiça José Antônio Malta Marques, disse que hoje seria um dia para percorrer o município de Palmeira e entregar flores brancas para todas as famílias.

 “Isso seria para demonstrar que há vida e saúde com o encerramento do lixão. Em nome do dr. Alfredo Gaspar de Mendonça, que tem um carinho muito grande pelo prefeito Júlio e por Palmeira, o Ministério Público Estadual, parabeniza todos os palmeirenses por este dia tão importante”, falou o promotor.

Emocionada, a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarhpi) Anna Luísa França falou que foi preciso muito esforço para que o município, finalmente, encerrasse as atividades do lixão.

 “Hoje é um dia muito feliz e emocionante, pois cumprimos uma etapa desta missão que nos foi dada com muita luta e trabalho. É impossível eu não me emocionar porque sei o quanto cada família que trabalha com a reciclagem precisa deste local. Mas ele não poderia mais funcionar, pois a lei exige a desativação e também nos preocupamos com a qualidade de vida das pessoas”, afirmou a secretária.

O prefeito Júlio Cezar agradeceu a presença de todos e o esforço da equipe técnica da Semarhpi que tanto contribuiu para que as atividades no lixão fossem encerradas.

 “Estamos desativando o maior lixão a céu aberto do estado, em atividade. Queremos tranquilizar as famílias que viviam do lixão. Nós não vamos desamparar os catadores. Vamos dar condições para que essas famílias possam continuar trabalhando e ganhando seu dinheiro. Também faremos um trabalho social e educativo com a população para emplastarmos a Coleta Seletiva em Palmeira. Vamos devolver à natureza o que ela sempre nos deu, encerrando o lixão. É mais saúde para as famílias que poderão respirar melhor e viver livre de pragas e doenças”, finalizou o prefeito Júlio.