Polícia

Comandante do 3ºBPM ministra curso para militares na Itália

Por PM/AL 05/04/2018 10h10
Comandante do 3ºBPM ministra curso para militares na Itália
Comandante do 3ºBPM de Arapiraca, tenente-coronel Enio Bolivar, ministra curso em Milão - Foto: PM/AL

O oficial alagoano, tenente-coronel Enio Bolivar, esteve nessa terça-feira (03), em Milão, para proferir uma palestra sobre a “Técnica de Baixa Luminosidade - Low Light”, prática que ele é especialista e possui livro publicado.

O atual comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Arapiraca viajou até a segunda maior cidade italiana a convite do policial Attilio di Nunzio, pertencente à Polícia de Estado de Milão, para difundir este conhecimento com a coirmã europeia.

Dos 27 policiais que assistiram à palestra, quatro são do Carabinieri (uma das quatro forças armadas da Itália que constituem o grupo de intervenção rápida em situações de terrorismo); nove de Stato Milano; um de Stato Alessandria; 12 da Locale Milano, e um major da Suíça.

“Procurei abordar a importância do policial estar preparado para situações com pouca luz, destacando as técnicas adequadas para uso da lanterna na atividade policial”, afirmou Enio Bolivar.

Ele destacou ainda que os participantes, além de elogiar a polícia brasileira, se interessaram em aprofundar o conhecimento sobre as táticas e técnicas de Baixa Luminosidade. “Eles chegaram a cogitar que eu seria um futuro instrutor da disciplina naquele país", disse.

Ao final da palestra o oficial militar foi agraciado com uma camisa da Polícia do Estado de Milão, além de receber várias insígnias das outras polícias.

 

Curso de Operações em Baixa Luminosidade

A Polícia Militar de Alagoas inovou e foi a pioneira na realização do curso, que através dos conhecimentos adquiridos pelo major Enio Bolivar, que ao participar como instrutor do curso nos Estados Unidos, identificou a importância de ser o multiplicador e difundir este conhecimento com os agentes da segurança pública do Brasil.

A 1ª edição do Curso de Operações em Baixa Luminosidade (COBL) funcionou na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo (APMSAM), no período de 08 a 17 de dezembro de 2015, inicialmente com 31 alunos, sendo um desistente. Foram formados 29 integrantes, entre oficiais e praças da PMAL, e um agente da Polícia Civil.

 

Sobre o instrutor

O tenente-coronel Bolivar é policial militar em Alagoas há 25 anos, especialista em ações em Baixa Luminosidade e pioneiro na disseminação da técnica no Brasil. Foi treinado na SWAT e já ministrou cursos capacitando agentes de diversos órgãos de segurança do país, disseminando a importância de incluir o equipamento no serviço das ruas.

Em Setembro de 2016, Bolivar lançou a obra “Baixa Luminosidade – técnicas e táticas”, em que apresenta, ao longo de 170 páginas, as principais diretrizes do tema.