Oportunidades

Curso preparatório para o Ifal Arapiraca começa no dia 7 de abril

Por Ascom/Ifal 04/04/2018 12h12
Curso preparatório para o Ifal Arapiraca começa no dia 7 de abril
Aulas do ProIfal Arapiraca começam no dia 7 de abril - Foto: Ascom

Começa no próximo sábado, dia 7 de abril, a jornada de 80 alunos que têm o objetivo de ingressar no Ensino Médio Integrado do Ifal Arapiraca. Eles iniciam o curso preparatório do ProIfal, um programa de Extensão que vai reforçar os conhecimentos de Português e Matemática, exigidos no Exame de Seleção do Ifal.

As aulas vão ser ministradas no campus do Ifal Arapiraca, por estudantes do Ifal, com a orientação de professores da instituição. O horário é das 7h30 às 12h, sempre aos sábados. Mas neste primeiro sábado, a abertura do curso vai ser feita às 8h, no auditório da Escola Santa Afra, no prédio ao lado do Ifal Arapiraca, no Ouro Preto. Os pais ou responsáveis são convidados também a participar da aula inaugural, onde vão ser dadas algumas orientações sobre o curso preparatório.

Os alunos devem trazer caderno e material escolar para acompanhar as aulas, que devem acontecer até o final de outubro. A instituição ressalta que as aulas do ProIfal são um reforço para que os alunos façam o Exame de Seleção do Ifal, mas somente a nota obtida no Exame determina o ingresso de novos estudantes nos cursos do Ensino Médio Integrado e técnico subsequente da instituição. O ingresso no ProIfal também não garante a inscrição no Exame de Seleção. O aluno e a família são responsáveis pela inscrição e a participação do candidato.

Esse é o terceiro ano de atuação do programa ProIfal no campus Arapiraca. E a atividade atingiu um número recorde de inscritos. Foram recebidas inscrições de mais de 200 alunos, que passaram pela análise das notas do boletim do 8º ano para ingressar no programa. Com a análise, foram destinadas 60 vagas para alunos provenientes de escolas públicas e 20 vagas para alunos vindos de escolas particulares, o dobro de vagas do ano passado, quando foram destinadas 40 vagas somente para alunos vindos de escolas públicas.