Cultura

Em parceria com Uneal, Fapeal financia dois museus de arte popular em Alagoas

Por Agência Alagoas e 7Segundos 04/04/2018 19h07
Em parceria com Uneal, Fapeal financia dois museus de arte popular em Alagoas
Espaço de Cultura I - Foto: Assessoria

O Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais da Universidade Estadual de Alagoas (Nuplav/Uneal) concretiza um legado de história e acesso à produção cultural da região.

Na terça-feira (3), o novo campus da Uneal, na cidade de União dos Palmares, foi entregue à comunidade acadêmica e aos cidadãos palmarinos juntamente com o Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa ou ‘Museu Dona Irinéia’, como se apresenta o espaço em um dos corredores térreos da Universidade.

Já o Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos foi inaugurado no povoado Ilha do Ferro, a cerca de 20 km do município de Pão de Açúcar (AL), em julho de 2017.

Em nove meses, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) investiu R$ 50 mil em dois museus que atendem a propósitos diversos:

“O papel da Fapeal apoiando a criação de museus de cultura colabora com a estratégia do Governo do Estado em valorizar o artesanato alagoano e a criação de espaços para visitação da população e turistas, porém, há outras dimensões importantes”, explica o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes.

Ele acrescenta que a iniciativa também serve de fomento aos projetos de pesquisa envolvidos nos trabalhos de museologia e curadoria e, por fim, “reforça a compreensão que a arte e cultura popular também desenvolvem e permitem práticas inovadoras e empreendedoras, estimulando a geração de trabalho e renda, bem como a conservação do patrimônio imaterial de Alagoas”, observa o gestor.

Os investimentos da Fapeal nos dois espaços de memória receberam contrapartidas da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).