Brasil

Doria lança aplicativo de táxi em São Paulo

Por G1 SP 03/04/2018 08h08
Doria lança aplicativo de táxi em São Paulo
João Doria, em lançamento de aplicativo de táxi em São Paulo - Foto: Tatiana Regadas/G1

O prefeito da cidade de São Paulo, João Doria (PSDB), lançou nesta segunda-feira (2) o aplicativo SP Táxi. Em evento semelhante a uma campanha eleitoral, o tucano, que deixa o cargo nesta semana para ser candidato ao governo do estado, foi até o Vale do Anhangabaú discursar para os que aguardavam ao lado de fora da sede da Prefeitura.

A iniciativa surgiu de uma parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro, onde já funciona o Táxi.Rio, que já conta com 16 mil taxistas cadastrados. Semelhante a outros apps de chamada de táxi, o novo serviço permitirá que os motoristas concedam descontos aos passageiros.

Características do SP Táxi, segundo a Prefeitura:

  • Previsão do valor da corrida anunciado no momento do pedido;
  • Avaliação dos taxistas ao fim da corrida;
  • Pagamento apenas com cartões de crédito ou débito e dinheiro (opção de pagar pelo aplicativo ainda não está disponível);
  • Concessão de descontos de até 40% aos passageiros;
  • Taxistas mais bem avaliados serão premiados com prioridade em bolsões de táxis de grandes eventos, como shows e jogos de futebol;
  • Os com piores avaliações serão chamados ao Departamento de Transportes Públicos (DTP).

O aplicativo já está disponível para aparelhos com sistema operacional Android e pode ser baixado no Google Play. A Prefeitura afirma que ele está sendo desenvolvido para iOS.

Segundo o prefeito, nesta fase inicial não haverá cobrança de taxa de adesão dos taxistas. Ele acrescentou que 8 mil taxistas já utilizam o SP Táxi. “A nossa expectativa é que, ao final do mês de maio, estejamos beirando 30 mil dos 38 mil taxistas da cidade de São Paulo”, disse Doria.

A Prefeitura não divulgou ainda qual o valor da taxa a ser cobrada dos taxistas que optem pelo aplicativo. Segundo o secretário municipal dos Transportes, Sérgio Avelleda, ela será meramente para recuperar despesas com a administração do programa. “Acreditamos que, em hipótese nenhuma, será superior a 3%, 4% do valor da corrida.”

O secretário acrescentou que não haverá tarifa dinâmica – tipo de cobrança variável da tarifa, baseada na procura pelo serviço, que atualmente é utilizada nos aplicativos de transporte individual, como Uber.