Justiça

PGR denuncia Arthur Lira e pede perda do mandato parlamentar

Por G1 e 7Segundos 02/04/2018 21h09
PGR denuncia Arthur Lira e pede perda do mandato parlamentar
Artur Lira - Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (2) a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Arthur Lira (PP-AL), líder por seu partido na Câmara, por lavagem de dinheiro e prevaricação, pedindo a perda do mandato do parlamentar.

O advogado Pierpaolo Cruz Bottini, através da assessoria de imprensa do deputado, afirmou que não foi notificado da denúncia, e disse que "já demonstrou à Polícia Federal a inexistência de qualquer fato criminoso".

Na denúncia, a PGR acusa o deputado de aceitar propina de R$ 106 mil do então presidente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), Francisco Colombo, que teria sido recebida por meio de seu assessor parlamentar, em 2012.

Ainda segundo a PGR, o dinheiro foi escondido pelo assessor Jaymerson José Gomes em suas roupas, por determinação de Lira, mas ele foi abordado e detido pela Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, antes de embarcar para Brasília.

A denúncia diz, ainda, que o crime foi descoberto no âmbito da Operação Lava Jato, como parte do esquema criminoso revelado pelo doleiro Alberto Youssef, apontado como operador financeiro do Partido Progressista.

“Francisco Colombo, para se manter na presidência da CBTU, oferecia e pagava vantagens indevidas a Arthur Cesar Pereira de Lira para que este, na condição de deputado federal, líder do PP na Câmara dos Deputados, com a prerrogativa de fazer indicações para cargos em comissão, mantivesse-o naquele cargo como nomeação política da agremiação”, afirma na denúncia a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.