Polícia

Pai de Carlota era policial e foi morto em atentado a Ricardo Lessa

José Carlos Carlota da Silva, preso nesta segunda (02), em Arapiraca, é filho de Antenor Carlota da Silva, policial morto em 1991

Por 7Segundos 02/04/2018 08h08
Pai de Carlota era policial e foi morto em atentado a Ricardo Lessa
Registro policial de ocorrências contra Carlota - Foto: Reprodução / PC AL

Na manhã desta segunda (02), foi preso José Carlos Carlota da Silva, vulgo Carlota, apontado como um dos envolvidos mais perigosos nos crimes de roubo e furto a instituições bancárias no estado. As forças policiais de Alagoas se uniram em buscas e campanas por dias para prender o suspeito que estava foragido em São Paulo e veio a Arapiraca no feriado da Páscoa.

O sobrenome “Carlota” é conhecido em Alagoas, mas não somente pelos crimes atribuídos a José Carlos. A ficha criminal do suspeito, divulgada pela Polícia Civil de Alagoas, carrega o nome de Antenor Carlota da Silva como pai do acusado. “Antenor Carlota da Silva” é, inclusive, o nome atribuído a uma rua em Maceió, no bairro Cidade Universitária.

Antenor Carlota da Silva foi policial civil de Alagoas, e trabalhava como motorista do delegado de polícia Ricardo Lessa, em 1991. Ricardo era irmão de Ronaldo Lessa, na época vereador de Maceió. O carro de Ricardo foi metralhado por 5 homens, em Maceió, e Antenor estava no veículo no momento do crime, sendo também assassinado na ocasião.

A autoria do atentado a Ricardo e Antenor foi atribuída à antiga “Gangue fardada”, dita composta por policiais militares de Alagoas. Esteve envolvido no crime ainda outro nome divulgado na mídia: Everaldo Pereira, pai da menina Eloá, que foi mantida em cativeiro por 5 dias pelo ex-namorado Lindemberg. O sequestro foi veiculado por todas as redes de comunicação em tempo real, em 2008, e Everaldo, que era procurado, foi visto pela TV. O ex-policial militar foi preso em 2009, e permanece à disposição da justiça.