Economia

[Vídeo] Procon Arapiraca fiscaliza Mercado Público

Por 7Segundos 27/03/2018 19h07
[Vídeo] Procon Arapiraca fiscaliza Mercado Público
Procon Arapiraca fiscaliza vendas de pescados no Mercado Público Municipal - Foto: Josival Meneses/7Segundos

O Procon de Arapiraca (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) esteve, na manhã desta terça (27), no Mercado Municipal de Arapiraca, a fim de fiscalizar as vendas de produtos frescos destinados à Semana Santa.

A gerente de fiscalização do Procon de Arapiraca, Cecília Wanderley, explicou que a visita teve intenção também de esclarecer aos vendedores detalhes importantes para o serviço ao consumidor. “A gente já observou algumas situações. Nenhum deles têm o costume de colocar preço nos produtos. É uma ferramenta importante para que o consumidor tenha a liberdade de, ao transitar nesta área, escolher o que lhe convém e o que lhe cabe no bolso”.

Cecília relatou que os fiscais também observaram questões como verificação das balanças e conservação dos alimentos frescos e congelados. Questionada sobre os possíveis aumentos de preço em decorrência da época festiva, a gerente explica que o Procon precisa de apoio dos clientes na fiscalização: “A gente observa se existe um aumento muito expressivo neste período. A ideia é que as pessoas, antes de efetivamente fazerem as compras, venham algumas semanas antes avaliar o preço, e se houve aquele aumento realmente abusivo, a gente sabe qual foi o percentual de aumento aplicado”.

O vendedor de pescados João Vitor viu como positiva a interferência do Procon no Mercado Público: “É legal, porque quem tem trabalho honesto, tem a cabeça fria. Eles chegaram aqui, conferiram, tudo ok. Quem estiver trabalhando errado, cai fora do comércio”. Sobre os lucros neste período, a vendedora Luciene Maria está confiante: “Eu espero que as vendas sejam melhores. Até aqui está sendo bom. A partir de amanhã até quinta feira é que aumenta mais o ‘vuco-vuco’ de gente”.

Apesar de a expectativa ser de aumento nos valores dos produtos ofertados, os consumidores do local não demonstram grandes desagrados. A cliente Ana Cleide diz ter se surpreendido com os valores: “Eu estou achando bom [os preços], está bastante razoável. Pensei que ia aumentar mais”. Já Dona Jacir, moradora do Sítio Taboquinha, é um pouco mais crítica: “O preço está maior ou menos, né? Ainda dá para a gente comprar (risos)”.

 

Confira nossa matéria em vídeo: