Agricultura

Governo do Estado negocia regularização e títulos de terra com produtores rurais

Por Agência Alagoas 27/03/2018 09h09
Governo do Estado negocia regularização e títulos de terra com produtores rurais
Pequenos produtores rurais buscam título de posse para investir ainda mais nas terras - Foto: Ascom / Iteral

Uma comissão de produtores rurais da comunidade Cabeceiras, situada no município de Palmeira dos Índios, esteve no Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) para solicitar apoio do diretor presidente do Jaime Silva quanto à regularização das propriedades rurais.

Na ocasião, destacou-se a importância do Programa Rural Legal – termo de cooperação entre o Governo de Alagoas e o Tribunal de Justiça. Assinado no dia 4 de setembro de 2017, o documento busca regularizar as pequenas propriedades de terra com dimensões inferiores a 50 hectares, e ainda, realizar a entrega gratuita dos títulos de posse e de domínio de terras.

"O Iteral tem realizado um trabalho muito importante em Alagoas, por isso, viemos aqui. E essas pessoas são pequenos produtores que precisam da regularização das suas terras para poder pegar empréstimo do banco e trabalhar com a terra. E com essa reunião, saímos satisfeitos e muito em breve esperamos resolver a situação", destacou o deputado estadual Edval Gaia, que acompanhou a comissão de produtores rurais.

De acordo com Jaime Silva, essa solicitação representa o sonho de muitas famílias e será encaminhada para o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, que juntos farão o mapeamento sobre a quantidade de títulos que precisam ser assinados pelo Governador Renan Filho e os municípios que serão beneficiados.