Fatalidade

Bebê e idosa morrem em temporal de São Paulo

O fenômeno natural deixou ainda mil pessoas desabrigadas

Por G1 21/03/2018 11h11
Bebê e idosa morrem em temporal de São Paulo
Alagamento provocado pelo temporal, em São Paulo - Foto: Reprodução / Globo News

Cerca de mil pessoas estão fora de suas casas na cidade de São Paulo após o temporal desta terça-feira (20). Segundo a Defesa Civil, são 222 famílias: 107 na Água Branca, local onde morreu uma criança, 105 na região do Butantã, na Zona Oeste da capital, e 10 famílias na região de Paraisópolis, na Zona Sul.

No total, a cidade registrou:

  • 52 pontos de alagamentos, 29 intransitáveis
  • 82 árvores caíram na terça, 13 na manhã de quarta
  • 222 famílias desabrigadas
  • 2 mortos, uma menina de 1 ano e 8 meses e uma idosa de 85 anos
  • 14 mil raios

 

Nesta quarta-feira, Milton Persoli, secretário-adjunto das Prefeituras Regionais, afirmou que a “Prefeitura está muito constrangida” e que “não faltou preparo” por parte da prefeitura da capital. Segundo ele, há dois tipos de trabalho: o de resposta e o preventivo.

“O momento de resposta para a cidade foi feito durante a madrugada para a cidade voltar ao normal depois dessa grande ocorrência e o momento que antecede a isso que são os momentos preventivos, que a Prefeitura está executando. São as obras estruturais que minimizam o problema das enchentes.”

 

Criança e idosa morreram

Uma criança de 1 ano e 8 meses morreu após ser levada por uma enxurrada na tarde da terça-feira durante o temporal que atingiu a cidade de São Paulo no primeiro dia de outono.

Sofia Gomes Soares, morava em barraco na Zona Oeste da capital paulista, e estava em casa com a mãe e a avó no momento da chuva. Uma ponte próxima ao local foi arrastada pela força da água e destruiu dez barracos. A criança caiu no córrego, conseguiu ser resgatada pelos moradores da Comunidade Vila do Sapo, mas não resistiu.

Uma idosa de 85 anos também morreu durante o temporal após sofrer uma parada cardíaca em uma casa no bairro do Limão, na Zona Norte. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima ficou sobre os escombros após um córrego que passava nos fundos do imóvel localizado na Rua Maria Renata subir e o muro desabar. Victoriana Moreno Leão sofreu a parada após afogamento. Outras duas pessoas foram socorridas.