Cultura

Sesc Alagoas promove Semana do Livro Infantil na unidade Arapiraca

professores e gestores escolares podem agendar visita

Por Assessoria 14/03/2018 13h01
Sesc Alagoas promove Semana do Livro Infantil na unidade Arapiraca
Semana do Livro Infantil é no Sesc Arapiraca - Foto: Assessoria

A Semana do Livro Infantil, será realizada no período de 16 a 20 de abril no Sesc Arapiraca, dentro da programação haverá bate-papo com escritores alagoanos que falarão sobre suas obras publicadas pela Impressa Oficial Graciliano Ramos – Coleção Coco de Roda, Narração de Histórias - com a Mônica Meireles (Trupe Gogó da Ema), Joesile Cordeiro (Coletivo Hetéaçã), e com a Tia Bolinha -, Cinema, visita guiada à Biblioteca, piquenique literário, oficina de ilustração com Izabella Silva e oficina literária. O escritor cujas obras serão homenageadas este ano será Maurício de Sousa.

Autor homenageado:

Maurício de Sousa, cartunista e empresário brasileiro, nascido no dia 27 de outubro de 1935, na pequena cidade de Santa Isabel, no estado de São Paulo. Filho do poeta Antônio Mauricio de Sousa e da poetisa Petronilha Araújo de Sousa, Mauricio de Sousa é o mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos, pai da “Turma da Mônica” e de vários outros personagens.

Mauricio de Sousa iniciou a sua grande carreira como criador de histórias em quadrinhos em 18 de julho de 1959, quando o seu quadrinho protagonizado pelo cãozinho Bidu e seu dono Franjinha foi publicado em um jornal.

Atualmente, entre quadrinhos e tiras de jornais, as criações do grande cartunista brasileiro chegam a cerca de 50 países, com 1 bilhão de revistas publicadas, além de livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, livros em braile, CDs e livros tridimensionais.

Além da Turma da Mônica, que é a principal, Mauricio de Sousa também é responsável pela turma do Chico Bento, a turma do Bidu, da Tina, do Pelezinho e do Piteco, dentre vários outros personagens.

*Não contaremos com a presença de Maurício de Souza, suas obras serão expostas na Biblioteca Sesc Arapiraca.

 

PALESTRANTES:

Fabiana Freitas é jornalista, nascida em Maceió. Em 2016, lançou o livro de microcontos João & Seus Ais Miúdos e, em 2017, seu primeiro livro infantil, O Colar de Pérolas de Cecília, ambos pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Sobre o livro "O colar de pérolas de Cecília":

A história parte do encontro de Cecília com a Sereia Sofia, que lhe apresentam um encantado mundo marinho, onde ostras fazem colares de pérolas, sereias têm aulas de canto, baleias amamentam seus filhotes e cavalos-marinhos machos ficam grávidos.

Luiz Antonio Caldas Filho é escritor, advogado e servidor público alagoano. "Zé Muquém Pegou o Trem" é seu primeiro livro publicado, lançado em 2017, pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Atualmente foca sua escrita na produção de contos e microcontos.

Sobre o livro "Zé Muquém pegou o trem":

História contada em versos, narra a jornada do bem-te-vi Zé Muquém, que parte de União dos Palmares a Maceió para realizar o desejo de sua companhia Bia, de comer jiló com leite em pó.

MEDIADOR:

 

Guilherme Ramos, escritor de verso e prosa, é autor de "Mateu Errante, Mateu Brincante" (2015) e "Estrela Raivosa" (2017), livros vencedores dos editais da Coleção Coco de Roda, da Imprensa Oficial Graciliano Ramos/AL. É Analista em Literatura do Sesc Alagoas.

 

Sobre o livro "Estrela Raivosa":

 

Livro em homenagem ao Hino de Alagoas, narra a busca pelo autoconhecimento empreendida por sua personagem principal, a Estrela Raivosa, que cruza galáxias querendo encontrar sua verdadeira vocação.

 

Semana do Livro Infantil

 

Período: De 16 a 20/04/2018

Horário: 09h às 11h / 14 às 16h

Local: SESC Arapiraca

Informações e agendamentos: 3482-2402/ 3482-2415