Política

'Estou pronto para ser preso', diz ex-presidente Lula em livro

Por RedeTV 14/03/2018 09h09
'Estou pronto para ser preso', diz ex-presidente Lula em livro
Lula - Foto: Paulo Whitaker/Reuters

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu estar "pronto para ser preso", em uma declaração concedida ao livro "A Verdade Vencerá - O povo sabe por que me condenaram".

A obra, que será lançada nesta sexta-feira (16) e assinada pelo próprio Lula, reproduzirá uma entrevista do petista realizada nos dias 7, 15 e 28 de fevereiro aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, ao professor de Relações Internacionais Gilberto Maringoni, e por fim, a editora Ivana Jinking.

"Há duas instâncias superiores que a agente pode recorrer [STF e STJ] e vamos recorrer. Eles vão tomar a decisão, eu estou pronto para ser preso. É uma decisão deles", disse Lula.

Na entrevista, o petista ainda afirmou que está preparado sobre a hipótese de ser preso, além de afirmar que se for condenado não irá fugir do país.

"Eu não vou sair do Brasil, não vou me esconder em embaixada, eu não vou fugir. A palavra 'fugir' não existe no meu dicionário", acrescentou o ex-presidente.

Na obra, Lula também admitiu que faltou empenho político para evitar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, além de comentar que Michel Temer soube resistir melhor do que a petista.

Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex, no Guarujá, em São Paulo.